TUDO BEM EXPLICADINHO

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra deixou em segundo plano as ocupações de fazendas no Maranhão e se engajou na luta política contra a possível cassação do governador Jackson Lago, que deverá ter seu caso julgado hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral. O MST mobiliza centenas de sem-terra para acampar em frente ao Palácio dos Leões, sede do governo estadual, em defesa de Lago, que pode ter o mandato cassado por abuso de poder econômico.

– Não defendemos o governo Jackson, mas a democracia e a vontade popular – diz Maria Divina Lopes, uma das coordenadoras do MST no Maranhão.

* * *

Pra quem não entende esta atitude do MST, a explicação é simples: Jackson Lago é um homem público simples, um cidadão do povo, um ex-camponês que construiu toda sua carreira política na luta pela reforma agrária, arriscando a própria vida. Sempre trabalhou no cabo da enxada. É um revolucionário esquerdista autêntico, um admirador de Fidel e uma vocação de guerrilheiro desde os tempos de adolescente.

Pra quem gosta de raciocínios tortuosos, tem mais explicação: Jackson lago é inimigo de Sarney. Sarney é homem de confiança de Lula. Lula fez declaração condenando os assassinatos praticados pelo MST. Ou seja: indo pras ruas defender Jackson Lago, o MST sabe que está hostilizando Sarney, cuja filha Roseana é quem vai assumir em caso de cassação do governador. Hostilizando Sarney, o MST tem consciência de que está tirando o sono do presidente.

Entenderam agora?

Bom, se não entenderam, vamos tentar mais uma saída.

Com a perspectiva de endurecimento e fiscalização rigorosa nas torneiras que despejam milhões do dinheiro público federal para o cofrinho do MST, o governador Jackson Lago prometeu aos sem terras que abriria os cofres do tesouro do Maranhão pra pagar as viagens de avião mundo a fora dos líderes do movimento.

Bom, se ainda não entenderam, aguardem. Eu vou inventar mais algumas calúnias pra ver se consigo explicar melhor este estranho apoio do MST ao governador Jackson Lago.

Os leitores mitômanos e com vocação de difamadores, por favor, me ajudem mandando idéias e mais justificativas absurdas.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.