Santidade,

olha só que bagaceira fizeram com o mapa do Nordeste…

R. Isto é coisa do imperialismo colonialista ianque que dá as ordens na Editora Abril, para lascar o nosso sofrido Nordeste e, em seguida, torná-lo estado federado americano. Tudo com o objetivo de transformar nossos violeiros improvisadores cidadãos americanos.

De qualquer forma, eu já escrevi pro Departamento de Artes da editora pra saber como é que a gente faz pra sumir com determinadas localidades do mapa. Palmares que se cuide…

E vamos à matéria que você mandou:

Nordeste reprova Abril pela segunda vez

mapaveja1

Pouco tempo atrás, um livro didático de Geografia publicado pela editora Abril saiu sem o estado do Piauí. Pois nesta sexta-feira, 17, o Nordeste foi novamente “vítima” da editora. Desta vez, o erro foi cometido pela Veja.

O blog Coió Online flagrou uma página on-line da revista Veja com um mapa errado do Nordeste, como mostra a figura acima. O Coió afirma:

Além de terem “esticado” o estado do Pará, que passou a fazer divisa com o Piauí, confundiram o Ceará com o Maranhão, “engolido” pelo Pará na Ilustração. Talvez tenha sido uma tentativa de se redimir de uma velha história, quando o Piauí sumiu do mapa em um livro de Geografia, o que na época gerou muitos protestos por lá. Agora, não só devolveram o Piauí a seu devido lugar no mapa, como redesenharam a Geografia do Nordeste.

O erro foi numa reportagem sobre a cantora Stefhany, cujo vídeo para promover seu primeiro CD, com a música Eu sou Stefhany (versão de A Thousand Miles, de Vanessa Carlton), caiu no site de compartilhamento e já foi visto mais de 1,8 milhão de vezes. O prêmio para a cantora foi, além de um aumento de 2.000 vezes no valor do cachê (de 30 para 60.000 reais, segundo o staff de Stefhany), dividir o palco com Preta Gil

O erro já foi corrigido. Mas como Coió fez o print screen um trecho da página onde o mapa foi publicado, a prova do erro está aí.

A pergunta que não quer calar: será que esse mapa não foi copiado de algum material didático da editora Abril circulando pelo país?

8 Comentários

Deixe o seu comentário!


© 2007 - 2018 Jornal da Besta Fubana | Uma gazeta da bixiga lixa