13 abril 2018ROSA WEBER x MORO



A decisão de Moro de mandar prender Lula 20 minutos após ter recebido o despacho do TRF4 causou surpresa em muitos. De acordo com o andamento de outros processos era esperado algo em torno de uns 50 dias para tal decisão. Uma consequência disso foi os inúmeros protestos em várias partes do país. Destaquem-se, também, as críticas de muitos contra a celeridade de Moro em relação a Lula. O próprio Lula chegou a dizer que ele era o sonho de consumo de Moro.

Todos sabem da pressão sobre o STF, não de agora, para por um fim a Lava Jato. Dilma, em conluio com Ricardo Lewandoswski, convidou Teori Zavascki para ir a Portugal para negociar uma forma de acabar com a Lava Jato. Só um canalha como Lewandoswski para aceitar uma proposta dessa natureza. No outro momento Lula, em conversa gravada com Jacques Wagner, falou sobre a necessidade de se conversar com Rosa Weber porque se “os homens não tem saco, quem sabe uma mulher não tem?”. A decisão sobre o habeas corpus de Lula caiu sobre os ombros de Rosa Weber e, mostrando que o STF deve ser um só e não cada ministro ser um STS, ela decidiu de acordo com a jurisprudência do tribunal que em 2016 entendeu que prisão em segunda instância não viola a constituição. A coerência de sua decisão nos permite dizer que Lula tinha razão: ROSA TEM SACO MESMO!

Estranho é a postura de Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Marco Aurélio e Lewandoswki (eca!!!!). Em todas as votações pelo bem da verdade estes senhores estão contra. Principalmente se do lado de lá estiver uma pessoa importante. O exemplo mais recente foi o julgamento do HC de Palocci. Raquel Dodge argumentou que o pedido do HC havia sido anterior à decretação da prisão. O relator mostrou que havia um problema processual, mas os quatros renomados ministros não estavam, nem um pouco, preocupados com isso. Passam por cima da lei para beneficiar pessoas dos seus interesses. Como ninguém faz nada sem incentivo, pergunto qual o incentivo dessa corja? Não falo, essencialmente, de dinheiro, mas há que ter algo.

Notadamente, estes quatro ministros atuam como advogados dos poderosos. As visitas que Gilmar faz a Temer fora da agenda parecem as ações de Márcio Thomas Bastos no governo de Lula. Quem não se lembra da “assessoria” de Márcio a Palocci naquela questão do caseiro Francenildo? Era o ministro alí? Não! Era um advogado de defesa.

O fato é que Lula está preso e o mundo não acabou. O fato é que o PT se perdeu porque a prisão de Lula vai inviabilizar a candidatura de todos eles. Gleisi Hoffaman, já disse que não tem votos nem para ser eleger síndica de prédio. Nenhum senador do PT tem capacidade de conseguir, sem Lula, votos suficientes para voltar ao senado. Daí a necessidade urgente de botar o nome Lula no seu nome partidário. A ameaça se estende até a câmara. Não custa lembrar que Pernambuco não elegeu nenhum deputado do PT na última eleição e agora seu maior puxador de votos, o ex-prefeito do Recife, João Paulo, saiu do partido. O desespero dessas pessoas é isso e somente isso.

O que me surpreende são pessoas como Frei Betto cobrar reciprocidade da justiça no caso de Aécio Neves, Michel Temer, etc. Esses bandidos não são julgados na primeira instância, são julgados no STF onde os processos se arrastam até a prescrição dos crimes. A sociedade estava interessada que a denúncia contra Temer prosperasse. A culpa é de Moro, se não avançou?

O sonho de consumo de Moro e do Brasil, certamente, não era prender Lula. No julgamento ele disse que não sentia nenhum motivo de alegria no processo. Eu acredito nisso, porque é extremamente lamentável ver na cadeia um cara que, no passado, foi tido como a esperança de um povo. O sonho de consumo dos brasileiros decentes é ver este país livre da corrupção que tira salário de professores, remédios e equipamentos de hospitais, segurança das casas e das ruas. Lula preso não é mérito é consequência.

O trabalho de Moro poderia estar sendo desenvolvido por qualquer outro, mas não se pode deixar de reconhecer que ele tem lutado para tornar esse país mais digno.

No meu entender, ROSA WEBER TEM SACO e MORO TEM PEITO.

5 Comentários

  1. O sonho de consumo da maioria dos brasileiros é que TODOS os corruptos sejam presos, independentemente de em qual bando eles estejam associados!

  2. Assuero: O artigo está excelente! Análise sucinta e precisa! Realmente Moro é um dos mais exímios juiz enxadristas da atualidade. Não fosse sua capacidade extraordinária na condução do processo da Lava Jato os brasileiros, honestos e inocentes, estávamos engolindo Lapa de Ladrão e a quadrilha que assaltaram o Brasil como anjo da guarda da Nação!

    Meus parabéns grande colunista pelo artigo!

    Viva o JBF na sua nova fase!

    Viva o PAPA BERTO, DONA ALINE, incansáveis batalhadores para o jornal chegar onde chegou!

Deixe o seu comentário!


© 2007 - 2018 Jornal da Besta Fubana | Uma gazeta da bixiga lixa