Itamarandiba-MG, preciosidade do Vale do Jequitinhonha

Itamarandiba-MG, afamada e feita canção pelo excelente Fernando Brant (morto em 2015) e Milton Nascimento, é município possui extensa e diversificada área no Alto Vale do Jequitinhonha, sendo um dos principais municípios da região que estende-se sobre os domínios da Mata Atlantica – a leste – e Cerrado.

O relevo é marcado pelas grandes chapadas e pela Serra do Espinhaço – designada Reserva da Biosfera pela UNESCO.

A origem do município remonta ao século XVII, com a chegada do bandeirante Fernão Dias – o caçador de esmeraldas – no processo de expansão da América Portuguesa. A etimologia da palavra é de origem indígena e significa “pedra miúda que rola juntamente com as outras pedras”.

Antiga sede da prefeitura

Em 1997, Itamarandiba recebeu o título de Cidade Solidária do Brasil, pela presidência da República. A implantação de programas sociais, ligados à agricultura familiar, e a crescente preocupação com a assistência social no município levaram à conquista.

Itamarandiba, de Fernando Brandt e Milton Nascimento

A cidade hoje possui dois grandes centros sociais, instalaçoes da APAE e Ginásio Poliesportivo.

Itamarandiba abriga várias associações de assistência, entre elas a “Fazenda de Recuperação de Dependentes Químicos”, referência nacional no assunto.

Semana que vem, tem mais..

3 Comentários

  1. Valeu, Quincas!

    Excelente artigo! Disse muito em pouco!

    Itamarandiba patrimônio imaterial imortalizada pela canção do genial compositor Milton Nascimento e letrista Fernando Brandt!

  2. Correção: Patrimônio Material imortalizada pela canção Itamarandiba do genial compositor Milton Nascimento e letrista Fernando Brandt!

Deixe o seu comentário!


© 2007 - 2018 Jornal da Besta Fubana | Uma gazeta da bixiga lixa