OS VAMPIROS DA ESTRELA

Nosso estimado Professor Adônis, no seu texto detalhado e bem fundamentado “Belindia Dividida”, de 08/07, mostra um quadro nada animador para nosso País Tropical. É a fotografia sem retoques de tudo que assistimos, sofremos e nos angustia no cotidiano desesperador de viver pagando 40% da renda em impostos e não termos em troca serviços públicos que ofereçam as condições básicas para viver dignamente.

Quero argumentar, sem discordar em nada do que o Professor nos apresentou, que essa é a parte feia da fotografia, mas que apesar da cena pouco animadora, trágica, que a imagem capturada revela, existe uma paisagem menos horripilante fora de foco neste retrato que com um ajuste nas lentes poderá mostrar uma visão menos assustadora e trazer esperança para nós brasileiros.

Para manter-se no cargo em 2005 depois do escândalo Mensalão, para garantir sua reeleição e a eleição da Presidanta, Lulla uniu-se com os cafetões da política que controlam o cabaré em Brasília. Importante sempre lembrar disso: Para manter-se no poder eternamente o PT de Lulla vendeu a alma, o corpo e a Nação para os demônios. Assistimos uma mudança radical nas expectativas após o expurgo da Presidanta Dilma, aquela que seria, segundo seu mentor Lulla (nunca esquecer disso), a mãe dos pobres, a mãe do PAC, mas que na verdade foi a madrasta cruel. O alivio nacional verificado com a eliminação da Presidanta, seus 40 ministros e sua “Nova Matriz Econômica, é o ponto que quero destacar.

Mesmo sabendo que o novo Governo sempre fez parte da banda corrupta, porém nada ideológica, os investidores mudaram de atitude e passaram a acreditar que ao menos parte do programa “Uma Ponte Para o Futuro” seria posto em prática. Então uma onda de otimismo tomou conta da Nação. Uma forma visível dessa mudança na expectativa foi a evolução do Índice Bovespa que valorizou 87% desde o início do processo de expulsão da Presidanta, até o evento Joesley. Saímos de dois anos (-3,8, -3,6) de recessão para um pequeno crescimento de 1%.

Não vamos esquecer de mudanças importantes que estão ocorrendo, reforma trabalhista, teto para os gastos públicos, mudança no foro privilegiado, mudança nas taxas do BNDES (TJLP/TLP). Essas transformações não são percebidas imediatamente e não sentimos ao caminhar nas ruas, porém vão criando as condições para a virada de expectativa. Infelizmente essa dinâmica foi interrompida pela acusação de Joesley e o consequente enfraquecimento do engenheiro da ponte.

Por isso acho que Adônis exagerou um pouco sobre o estado que o próximo presidente irá encontrar o país: “vai encontrar um cadáver putrefato e em decomposição”. Ainda estaremos na UTI, mas com o coração batendo e respirando. Hoje estou tão assustado como o Professor com tudo que ele descreve, mas vejo também, uma nação que reage sem muita força ainda, mas conservando energia suficiente nas suas instituições para sobreviver. A renovação do Legislativo depende do nosso voto. Felizmente.

O episódio do Desembargador Petista, a comédia judiciária, segundo Sepúlveda Pertence, ao contrário de me deixar pessimista, fez ficar confiante com a reação da banda decente do Judiciário. Porém, mostra o quanto nosso Estado está tomado pelo sindicalismo vampiro, instalados para sugar nosso sangue e sabotar qualquer trabalho que não seja orientado para o petismo indecente. Eles querem atrapalhar, politizar o Judiciário e judicializar o Legislativo, são os parasitas do Brasil.

Precisamos identifica-los, cravar uma estaca de madeira nos seus corações e encher suas bocas de alho.

2 comentários

    • alberto santo andre em 10 de julho de 2018 às 10:38
    • Responder

    CARLOS EDUARDO,quisera ter o seu otimismo porem devido ao enorme aparelhamento do judiciario , com incapazes , isto me faz lembrar um gerente de manutençao , que com medo do conhecimento que nos profissionais qualificados e experientes , pudessemos no faze fazer sombra a este incapaz, e por isto começou a demitir os mais experientes e conhecedores , e colocar os seus vassalos , quando vi a situaçao que estavamos chegando pedi demissao , , resultado seis meses depois de nossa saida a empresa sofreu um apagao e nao conseguiram religar nem os gerdadores e tampouco a alimentaçao externa , como prejuizo causado a empresa resolveu cerrar suas atividades e , as plantas , e transferir a produçao para a china ,e com isto colocaram maistres mil funcionarios na rua ….fazendo a analogia , infelismente e isto que prevejo para o brasil , nossas cabeças pensantes estao indo embora como sobrinhos meus com qualificaçao, [[[como tantos outros que estao indo embora ,]]] para fazer com que o brasil retrocedesse da sua falta de competividade , a embraer e um caso tipico , caso, a boing nao se associe a embraer , ela ja fez oferta de empregos para a maioria dos engenheiros , da empresa para trabalharem nos EUA, na sua maioria estes engenheiros e tecnicos sao formados pelo ITA , e pela faculdades SENAI , entao espero estar errado, mas a minha perpectiva e muito mais sombria que a sua , mas torço para que a sua seja a certa .

    • Adônis Oliveira em 10 de julho de 2018 às 10:44
    • Responder

    Prezado Carlos Eduardo,
    Fiquei deveras feliz com o seu artigo. Suas críticas são tão gentis e bem elaboradas que mais parecem um elogio.
    Do fundo do meu coração, meu muito obrigado.
    Adoraria ter o otimismo do amigo. Infelizmente, minha visão sobre nosso querido país é sombria.
    Um grande abraço e fique com Deus. Que venham muitas e mais “críticas” com esta elegância e profundeza que lhe é peculiar.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.