O jornalista Ricardo Kotscho com o ex-presidente Lula, condenado e cumprindo pena por corrupção

O jornalista Ricardo Kotscho conhece Lula e o PT como ninguém.

Ele foi secretário de imprensa no governo do atualmente presidiário e milita no partido desde sua fundação.

Kotscho publicou em sua página na internet um artigo muito interessante e revelador.

Um texto que tem uma meia dúzia de bobagens, mas cujo título já diz tudo e que está na medida certa pra ser comentado pelo fubânico luleiro Ceguinho Teimoso.

Vale a pena ler.

Está transcrito logo em seguida.

* * *

LULA APEQUENA O PT, ARROSTA A JUSTIÇA E HUMILHA OS VELHOS ALIADOS

O que está acontecendo com o ex-presidente Lula, o maior líder político do país após Getúlio Vargas?

Em poucas horas, no final da tarde de sexta-feira, ele conseguiu fazer strike contra ele mesmo e o partido que criou 30 anos atrás.

De uma só tacada, Lula apequenou o PT, a sua direção, os militantes reunidos na convenção nacional em São Paulo, humilhou possíveis aliados e advogados de defesa, e arrostou novamente a Justiça, onde tem perdido todas as paradas.

Preso há quatro meses numa cela solitária em Curitiba, Lula parece ter perdido contato com a realidade, lamento muito ter que dizer.

Apenas uma semana depois daquele belíssimo festival de música e democracia em defesa do Lula Livre!, no Rio, que reanimou a militância petista, já estavam todos comemorando a indicação de Manuela D´Ávila, do PCdoB, como vice de Lula, que seria anunciada na tarde deste sábado.

A notícia dada primeiro pela agência Reuters agitou as redes sociais e eu mesmo até me animei a bolar um slogan para a chapa Lula-Manu: “A esperança voltou”.

Durou pouco a alegria, como costuma acontecer. Voltou a tristeza.

Ao ser informado sobre o andamento da convenção, que estava fechando a chapa presidencial, Lula chamou às pressas a Curitiba a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e mandou dizer que não havia nada definido.

Decidiu sozinho que o partido não acataria o prazo da Justiça Eleitoral para a inscrição das chapas até segunda-feira, dia 6, o que pode até impedir a participação do PT nestas eleições.

No momento em que o PT parecia sair do isolamento para transformar a convenção nacional numa grande festa, voltou tudo à estaca zero.

Lula queria mais prazo para tentar ainda uma aliança com Ciro Gomes porque acredita que só haverá espaço para um candidato do campo da esquerda nesta eleição.

Mais ou menos na mesma hora, Ciro tinha divulgado uma carta aos brasileiros na rede social em que acenava para um possível diálogo com o PT, se Lula puder ser candidato.

Ao sair do presídio, falando em nome de Lula, Gleisi deu o primeiro sinal:

“Não tem nada fechado, é uma possibilidade (Manuela como vice). Nós temos o PDT como aliado. Acho que Ciro Gomes seria um bom vice para o presidente Lula”.

Pelo que conheço de Ciro, isso deve ter deixado o ex-ministro de Lula ainda mais irado com a direção do PT.

Como assim, vice de Lula, se a candidatura de Ciro já tinha sido oficialmente lançada pelo PDT esta semana?

E, ainda por cima, apresentada, assim de passagem, por Gleisi Hoffmann, a repórteres incrédulos que aguardavam a saída dela do prédio da Polícia Federal.

De mais a mais, a única pessoa que poderia conversar com Ciro sobre a formação desta chapa seria o próprio Lula.

Mas por que só agora, que está se esgotando o prazo legal para a formação de chapas?

Por que os dois não conversaram antes, se tantos líderes políticos já tinham estado na cela de Lula em Curitiba discutindo a formação de uma frente de esquerda?

Ciro não quis ir lá ou Lula não aceitou receber o antigo aliado? Quem vai saber…

A esta altura, quem ainda pode acreditar numa chapa Lula-Ciro disputando a eleição no dia 7 de outubro?

A única consequência prática de toda esta lambança, até o momento em que escrevo, foi humilhar o eterno aliado PCdoB e sua a presidenciável Manuela D´Ávila, que toparia retirar sua candidatura para ser vice de Lula.

Querem agora que ela espere no banco de reservas até o dia 15, quando Lula e o PT finalmente vão decidir o que pretendem fazer da vida?

Só falta agora Ciro conseguir trazer Manuela para ser vice dele, o que já se estava especulando na manhã deste sábado, em que o PCdoB também está fazendo a sua convenção.

No fim, vai acabar sobrando para o PT fazer uma chapa puro sangue, sem Lula, o que colocará em risco a própria sobrevivência do partido.

Para completar, nesse meio tempo, sem quase ninguém perceber, o diretório nacional do PT derrubou por 57 votos a 29 o recurso de Marília Arraes para manter sua candidatura a governadora de Pernambuco, que foi rifada pelo partido no acordo tabajara com o PSB, só para isolar Ciro Gomes.

Com isso, conseguiram apenas rachar o PT de Pernambuco, que homologou a candidatura de Marília, e o PSB de Minas, que deveria retirar a candidatura de Márcio Lacerda para apoiar o petista Fernando Pimentel, mas vai recorrer à Justiça

A semana chega ao fim com a convenção do PT esvaziada de sentido, sem a presença do candidato a presidente, que continua preso, e sem vice definido.

Para mim, que acompanho a longa história de Lula e do PT desde o início, é simplesmente inacreditável e inexplicável o que aconteceu nos últimos dias e horas.

Se não consigo entender, como poderia explicar?

Me lembrei de um artigo do português José Saramago, Nobel de Literatura, publicado no jornal espanhol El País, em que ele escreveu:

“Até aqui eu cheguei. De agora em diante, Cuba seguirá seu caminho, eu fico por aqui”.

Saramago considerou imperdoáveis as execuções de três dissidentes cubanos acusados de terrorismo e rompeu com Fidel, por achar que “discordar é um direito escrito com tinta invisível em toda declaração de direitos humanos”.

“Tem coisa que pode e tem coisa que não pode”, simplesmente, já filosofava o sábio Frederico Branco nos anos 60 do século passado, na velha redação do Estadão.

Desse jeito, Lula e o PT estão deixando sem argumentos até os mais fiéis militantes que ainda os defendiam após o golpe parlamentar que derrubou Dilma e levou o ex-presidente à prisão.

Em vez de voltar ao poder, correm agora o risco de assistir a uma disputa entre direita e extrema-direita no segundo turno.

Não era este o final que eu imaginava no começo desta história.

Vida que segue.

11 Comentários

  1. Se é para falar bosta em estado puro, como diz o Ceguinho, sou mais eu. “Inacreditável e inexplicável o que aconteceu”??? Ora, meu amigo. O senhor parece fazer jus ao nome que carrega. Cocho. Está sempre por baixo, enlameado, mas continua servindo aos porcos.

    O que esperar de um salafrário do naipe do Lula??? Baixezas, vilanias, safadezas e tudo que ele imaginar ser bom para seu “projeto”, que hoje se resume em achar uma brecha para escapar das grades, pois sabe que vem pajaraca maior e mais grossa com o julgamento dos processos em andamento.

  2. Esperemos as justificativas apresentadas por fanáticos da seita vermêio-istrelada acerca do relatado…
    Não nos surpreenderá, nenhum um pouco, que os adoradores da presidiário digam que (ele) está mais do que certo em apostar na sua candidatura, que será barrada pela justiça (??), com o intuito de transferir votos a alguma tartaruga…
    Com o passar dos anos essa quadrilha que saqueou os cofres públicos, em nome do povo (!!), defendeu ditaduras mundo a fora, vilipendiou a constituição banânica e afins, não passará de uma nota de rodapé nos livros (sérios) de história!!

  3. Eu acho que está na hora de o PT mudar. Começando pelo nome. Defendo que se chame a partir de agora de PATETAS. O partido das Tetas. Ficaria até mais charmoso. O deputado Pateta fulano de tal, declarou hoje a tarde….Ou – O líder dos Patetas na câmara, o deputado pateta Sicrano, disse em entrevista…- A presidente dos Patetas, a senadora Pateta Beltrana, afirma que o seu líder, o Pateta Lula da Silva deverá ser solto por volta de…
    Não ficaria bacaninha?

  4. Acho que o Sr. Kotscho é um homem sério, tanto como cidadão quanto como jornalista. Mas os homens sérios têm o direito de serem burros a ponto de apoiarem políticos que integram a escória da humanidade, como Lula. Mas um jornalista sério não tem o direito de escrever mentiras, Sr. Kotscho. E o senhor escreveu: “Desse jeito, Lula e o PT estão deixando sem argumentos os mais fiéis militantes que ainda os defendiam após o golpe parlamentar que derrubou Dilma e levou o ex-presidente à prisão.”.
    Isso é mentira deslavada. Dilma perdeu o assento por ser uma mulher intelectual e culturalmente desqualificada, com um cérebro de ameba, grosseira, arrogante, xiliquenta, mal educada, mentirosa, cínica e, ainda por cima, corrupta. Uma ignorantona incompetente que, por achar que entendia alguma coisa de economia e de administração pública, levou o Brasil à bancarrota em apenas 6 anos de desgovernança total.
    E about Lula, The Cara, The Godfather dos descerebrados? Foi para a cadeia por um motivo dos mais corriqueiros: é um ladravaz, um rato de esgoto, um arrombador de cofres públicos como raramente se viu num país civilizado. Só por isso. O resto é lorota.

  5. A minha alegria é inominável, ver um vagabundo do nível do Ricardo Kostcho falando verdades sobre o deus Lula, me alegra a alma. Quero quero que o PT se fôda um pouco mais, atinja a altura do everest e que o Lula “morra” por falta de oxigênio político. O BRASIL DECENTE agradece!

  6. pois é seu cocho. Bom e democratico só quando é esquerda disputando com esquerda. Durante décadas nós de direita não tinhamos opção. Assim que é bom. Lema da esquerda: Democracia é quando nós mandamos. E ditadura é quando eles mandam em nós.

  7. uma frase qe me mandram como se forre de truph , embora acredite que nao , mas que talvez expliique o cocho no final da vida , dizia o seguinte ,,,,,,,,,,,,,o ceu tem muros e rigidas regras de imigraçao , quem politica de portas abertas e o inferno … realidade pura

  8. A direita no Brasil nunca apareceu em nada. Nem na ditadura. Foi somente aparecer um “dito de direita” o resto dos políticos do Brasil, os intelectuais, jornalistas, artistas e por ai vai… estão g…….. de medo, estão morrendo de medo Pobre Brasil que não consegue sair do lugar, pois temos uma dita esquerda mais atrasada do que o passado. Este é um pais à esquerda do desenvolvimento. A China, mesmo sendo socialista, já deixou de lado isso há muito tempo e se quiser compra o Brasil inteiro e ainda deixa um troco para os esquerdistas daqui. Digo isso, por que já fui esquerdista um dia. Quando jovem e babaca, Graças a Deus me libertei dessa praga! Bye , bye Brasil! O atraso anda junto com você.

Deixe o seu comentário!


© 2007 - 2018 Jornal da Besta Fubana | Uma gazeta da bixiga lixa