Desde 2006 hibernando sem votar em Presidente da República, resolvi fazê-lo este ano e tornar pública minha preferência presidencial.

Não o fiz antes porque quando buscava um candidato mais ou menos confiável para presidir o Brasil só vislumbrava incerteza, insegurança, oportunismo, mau caráter, alcoólatra mental, e não um estadista de visão que pensasse no País do amanhã. O último foi Getúlio Vargas. Parecia até que a redemocratização do País havia feito um grande mal à Nação!

Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos, como afirma o pensador e maior estadista da história do século vinte, o londrino Winston Churchill.

Lapa de Ladrão havia morrido dentro de um projeto que pensei ter sonhado para o Brasil. Por isso, tive de enterrar a ilusão de ter ilusão! Nos primeiros passos do seu desgoverno já era visível um esquema de corrupção jamais visto em qualquer regime democrático do mundo. Em todos os locais estratégicos dos ministérios do país ele tinha no posto um bandido apara administrar o cofre e conduzir o mecanismo espúrio.

Sua aproximação a ditadores corruptos, tiranos, opressores, sanguinários e ladrões, tipos Fidel Castro, Nicolás Maduro, Hugo Chaves, Evo Morales, e todas as almas sebosas do mundo já dava uma dimensão de como ficaria a América Latina caso esse bandido continuasse a se perpetuar criminosamente no poder com o voto dos descerebrados que ele e seus asseclas modificaram os genes nos laboratórios neonazistas criados no Brasil: Os filhos do bolsa-família, bolsa-parasita, bolsa-descerebrado, bolsa-presidiário!…

Para não viver no mundo de zumbis onde não existe futuro e não me sentir culpado pela carnificina sem freio, resolvi dar um basta por esses anos e deixasse que os descerebrados e súditos se responsabilizassem pela catástrofe em que se encontra o Brasil atual, carente de um nacionalista-estadista-visionário que o escancare para o mundo, fazendo uma revolução neoliberal de resultado que projete o País para o futuro.

Se essa revolução vir, só vem de um presidente macho, que ama o País, tenha a coragem de modificar e endurecer as leis penais, privatizar e extinguir todas as empresas públicas, autarquias e quejandos, que são as parasitas da nação. Faça uma reforma tributária e previdenciária decentes. Coloque em cada ministério público estratégico homens e mulheres técnicos e competentes. Acabe com as regalias de presos condenados, aplicando-lhes os mesmos tratamentos prisionais americanos. Em fim, que seja um nacionalista que ame o país e o pense para o futuro, escancarando a economia para o mundo sem perder sua independência. Que deixe todos os empresários trabalharem, criarem riquezas para aqueles que procuram e não encontram empregos.

Vou dar um voto de confiança a Jair Bolsonaro! Vou mandar “a esperança venceu o medo” para a casa da puta que o pariu, depois de doze anos de hibernação!

Álvaro Dias seria uma boa opção também, ao meu ver, pela competência, capacidade de diálogo, histórico político no parlamento, conduta ilibada, moderno, defensor ardoroso das ideias neoliberais, mas, por hora, prefiro radicalizar e atirar com meu tresoitão em direção à luz do fim do túnel!… Se der em merda, mudo a direção da bala!

Quando teremos, no Brasil, um estadista tal qual D. Pedro II, que em 12/janeiro/1861, implementou, por meio de decreto, o nascimento da aplicação financeira junto à Caixa Econômica Federal, 27 anos antes da abolição da escravidão para proteger os escravos libertos da penúria e que continua até hoje como o investimento mais popular e seguro?

40 Comentários

  1. Prezado Cícero,

    Concordo integralmente com as ponderações do amigo.
    Tenho Álvaro Dias também em alta conta. Só que a hora está mais para Bolsonaro.

    Vamos botar pra quebrar!!!

    • Caro professor:

      O nobre professor já percebeu que temos uma índole, politicamente, voltada à esquerdopata mesmo que o candidato seja um bandido? Se Fernandinho-Beira-Mar for apresentado pelo presidiário, Lapa de Ladrão de Caetés como candidato da seite à presidente ele deixava de ser traficante de droga e facínora para ser um cara do bem! Não ver o caso do terrorista Boulos?

      É preciso um estudo, uma tese ou uma análise para explicar esse fenômeno desmiolado! Quem se habilita!

      Demais: qual o problema e votar em Jair Bolsonaro? Alguém pode explicar um candidato melhor do que ele entre os que estão se apresentando, e explicar porquê?

      Se me convencer, eu mudo a casaca!

  2. Confesso que embora concorde com suas críticas, não compartilho de suas admirações: Um ditador que roubou muito, mandou prender e matar muitos e não escondia sua admiração pelo fascismo de Mussolini. Um imperador sem império (após a independência o Brasil era um reino, não um império, apesar da megalomania de Pedro I) que tirava férias anuais de seis ou oito meses para viajar pelo mundo enquanto os políticos brincavam de ciranda ministerial entre os “liberais” e os “conservadores”. Mas cada um com sua opinião.

    • Caríssimo Ex-microempresário:

      Gostei da sua sinceridade quando ao Getúlio Vargas e a D. Pedro II. Eles eram realmente sacanas, mas qual o homem inteligente, no poder, sendo bajulado, não é contraditório? Demais: mesmo sendo escrotos e escroques como foram, eles fizeram uma revolução que outros “pequenos” que entraram não fizeram! Após a Proclamação da República, qual o presidente que fez alguma coisa decente para o país?

      Aliás o Brasil nunca teve sorte com presidente que o projetasse para o futuro! Getúlio Vargas, apesar do seu apoio a Mussollini, criou alguma coisa decente para época. Exemplo: CLT!

    • Meu amigo, talvez você devesse estudar um pouco mais de história. D Pedro II foi um grande estadista, democrata, visionário e amava o Brasil.
      Tornou nosso País uma das maiores potências do Séc XIX. Tanto que quando foi deposto, um líder icônico sul-americano, não me recordo no momento qual, disse a seguinte frase: “Depuseram o único democrata da América Latina”.
      Suas viagens foram apenas duas durante todo o seu governo, não anuais como você afirmou. E delas, ele trouxe muita coisa moderna para o Brasil.
      Ele caiu por uma única razão, que foi ter sido abolicionista e ter batido de frente contra os militares. A única vez que usou o Poder Moderador.
      Aconselho-o a Ler o livro 1808, do Laurentino Gomes.

      • Caríssimo Tito, grato pelo conselho, mas já estudei história. O livro que você indicou, já li faz tempo. Aliás, ganhei em um aniversário. Um amigo me presenteou com as seguintes palavras: “Achei este livro fantástico. Nos mostra claramente que desde o início, o Brasil não corria perigo de dar certo.”

        Quanto a D.Pedro II, concordaremos em discordar. Para mim, o Brasil Império era um país atrasado, fechado para o mundo, controlado por uma elite atrasada e preocupada apenas com manter seus privilégios. Não que a proclamação da república tenha mudado alguma coisa.

        Se “bateu de frente contra os militares”, não era bom estadista.
        Se era abolicionista mas só acabou com a escravidão em 1888 (e por procuração. Faltou coragem para assinar a lei pessoalmente?), não tinha liderança.
        Se nunca fez nada contra um sistema eleitoral recheado de corrupção onde só os homens ricos votavam, não era grande coisa como democrata.

        E que “potência do século XIX” era essa que não tinha indústrias, não tinha universidades , tinha 82% de analfabetos e vivia de exportar charque, açúcar e café ?

        Se D.Pedro amava o Brasil, não tenho como julgar, mas sei que muita gente faz grandes bobagens por amor.

  3. Sr. Cícero,
    não será apenas o senhor a “dar um voto de confiança a Jair Bolsonaro”.
    Seremos milhões, Brasil afora!

    Em Tempo:
    Vemos hoje que a esperança NÃO venceu o medo…
    A ESPERANÇA foi esmagada pela ROUBALHEIRA, pela SAFADEZA
    e por todos os ‘etc.s’ possíveis da vida.

    • Caríssimo A. Luís:

      Já me decidi por Jair Bolsonaro. Depois dele, com exceção do Álvaro Dias, pelo seu trabalho no senado e pela sua imaculada reputação, ficaria com ele como uma segunda opção!

      Não vislumbro nos outros candidatos nada que se aproveite, com ideias inteligentes para governar o Brasil!

    • Caro comentarista Renato:

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Respeito sua posição contrária a minha e sua crítica civilizada, mas estou decidido, e vamos ver no que que dar! Como ninguém possui uma bola de cristão, a não ser Mãe Diná, mas já encantou-se, esperemos pela resposta do tempo!

    • De todos que ai estão
      Bolsonaro é o primeirão
      Os outros são uns bostéticos
      Uns abestados, sem noção.

      Prometem mundos e fundos
      Sem saber d’onde tirarão
      Cheios de promessas vazias
      Como disse antes : sem noção

      Se encontrar alguém capás
      Melhor que o Bolsonaro
      Bote o cachorro atrás
      Pois seguirei o seu faro

      João Neto

      • Bridagão pela visita e poesia, caríssimo poeta João Neto.

        A melhor resposta sua à pessoa do presidenciável Jair Bolsonaro está nas estrofe:

        Prometem mundos e fundos
        Sem saber d’onde tirarão
        Cheios de promessas vazias
        Como disse antes : sem noção.

        Isso era o que os outros escroques nos prometiam sempre e, a gente, por não entender patavina de economia, deixava-se ser levado pela lábia!

        Parabéns pela lucidez versejada!

  4. Considero o Capitão Bunda Suja do Bolsonaro um TIRIRICA DE COTURNO…

    P.S.: – Mesmo assim governará o Brasil com a maior tranquilidade possível. Haja vista que, Quaisquer dúvidas que o Capitão espoleta tiver, só é se socorrer do Posto Ypiranga…

    • Caro colunista cinéfilo Altamir Pinheiro:

      Tivemos uma porrada de candidato a presidente desde a Proclamação da República idolatrado por nós e com a promessa de transformar isso aqui no oásis. Qual foi o resultado dessa quimera?

      Lembre-se que Agamenon Magalhães, ex ministro do trabalho e da justiça de Getúlio Vargas, era taxado de ladrão, escroto, escroque e inexpressivo, mas foi eleito e governou Pernambuco, de 1937 — 1945, e fez um ótimo governo, transformando a Praia da Boa Viagem no imenso canteiro de obras e outras mais. E hoje Boa Viagem é o que é por causa do visionarismo dele!

  5. Alavaro de fato é um politico probo, mas, foi um ditador quando governou o estado do Paraná, Conheco-o desde os tempos emque era locutor e apresentador em rádio, e quando cursou o curso de licenciatura em história, jamais assumiu uma sala de aula alem dos estágios obrigatórios, Foi populista e imprudente ao estabelecer a ca gratuidade plena para alunos de universidades, Depois segurava todas verbas por mais de 3 meses. Não tinha dialogo, apenas discurso.. Sempre me tratou bem, deu suporte quando estava a trab nunca teve meu voto.alho em Curitiba e em Brasilia. Afirmo que seu governo no Estado do Paraná foi mediocre. PS, duplicou 100 km de estradas e construiu um cem numero de estradinha que ligaram o quase nada a coisa nenhuma. Não tem e

    • Caríssimo comentarista TARCISIO MARTINS

      Eu sou muito guiado por uma frase dita por OTROPE, parceiro do CORONÉ LUDUGERO: Todo mundo tem o direito de errar até porque somos humanos. Mas vamos ver o conjunto da obra do homem?

      Obrigado pela comentário e pela explanação da biografia do homem que até então eu não conhecia, mas mesmo assim eu olhe prestava um voto de confiança.

  6. Acho que Cícero resumiu bem a questão: a desilusão com uns leva a ilusão com outros. Certamente,num deles assumirá o governo, mas isso não significa que nossos problemas se acabam. Eu sei em quem não votar.

    • Meu caro colunista e irmão Maurício Assuero:

      Depois de Lula, o filho da miséria de Caetés, terra boa, que fez essa desgraça toda com o Brasil e todo povo brasileiro, com exceção de TODOS QUE ROUBARAM COM ELE, eu votaria até em Maria Bago Mole a prostituta do Cabaré do mesmo nome para presidente do País. Uma administradora honesta, justa, e que sabia administrar cada tostão que entrava no caixa!

      Outra curiosidade interessante nela que descobri, informes colhidos de idosos que não comeram ela. Além de pagar honestamente as trepadinhas das mulheres da vida difícil do Cabaré, era leal ao seu parceiro que a ajudou em tudo e deixou um ótimo patrimônio para ela. Demais: antes de encantar, por não ter herdeiros, doou a todos que precisavam, formalmente!

    • Caríssimo comentarista Marcão/DF:

      O nobre comentarista tem um olhar humanista às pessoas que não aceitam divergência! Numa democracia isso é salutar! Faz parte do jogo!

      Uma pergunta hipotética: E se o Jair Bolsonaro der certo, depois de tantos presidentes malas que loteou o Brasil em capitanias hereditárias?

  7. nao voto por milagres ,e portanto alem de concordar em praticamente boa parte do artigo do cicero tavares , principalmente no que disse de churchil, porem voto e uma pessoa que pelo menos tem umrabo preso menor e e menos ladrao que aqueles ligados a esquerdalha e quadrilhas que passaram os ultimos rinta anos espoliando o brasil , , nao resolveremos os nosso problemas de uma hora para outra , pois consertar e muito mais dificel que estragar como vimos na era pt , que pegou o brasil encaminhado para ser uma naçao e o trouxeram em marcha a re para o mediocrismo e ultimos lugares na comparaçao com os pases emergentes aos quais ja chegamos a fazer parte, se nao tivermos populismo e tivermos uma econoia liberal , certamente daremos enormes passos adiante e em rumo ao futuro ,em caso de populismo estaremos mais uma vez frente a marcha a re para o retrocesso , e para nos tornarmos uma venezuela continental…nao e a bolsa mediocridade e cabresto , que leva um pais a se tornar uma naçao , e a prosperidade , do capitalismo baseado em trabalho e pagos por capacidade , que torna um pais uma naçao , o populismo e o adubo da mediocridade , e a certeza d terceiro mundismo e da corrupçao generalizada .

    • Caríssimo comentarista alberto santo andre:

      Muito me honra seu comentário em concordar com quase de tudo que expus a respeito do presidenciável Jair Bolsonaro!

      Mais uma vez repito o que expus à cima: quem me garante que ele não será um ótimo presidente a consertar essas bostas que os antecessores deixaram como legado só para nos fuder?!

      Veja que todo mundo considera TEMER inesprecível, coiote, e eu também. Mas para mim ele fez uma coisa que a história lhe vai dar razão: Acabar com o maldito imposto sindical, responsável pela mantença de terrorista, agitadores, invasores de fazenda produtivas, quebradores de patrimônios públicos, ocupadores de universidades e essa desgraça chamada INCRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MAIOR CABIDE DE EMPREGOS VAGABUNDOS DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Em que pese a esquerda ser safada e ladrona, o Bunda Suja do Bolsonaro não é apenas um político de extrema direita, também, na ECONOMIA, é de extrema burrice!!! Dá pra “tolerar” um possível futuro presidente afirmar que Paulo Guedes é o seu “POSTO IPIRANGA” para a área da economia?!?!?! Sinceramente, corremos o risco de trocar uma ANTA por um ASNO…

    P.S.: – Em que pese o Cão Raivoso do Bolsonaro ser um Tiririca de Coturno, como também um despreparado, mesmo assim é possuidor de ficha limpa e sem rabo preso. Pelo menos isso!!!!

    • Caro colunista e cinéfilo Altamir Pinheiro:

      Seu senso de humor é extraordinário, irmão! Bate com o meu! Já escolhi em quem votar, está escolhido, se der em merdas, retrocedo e pranto o cacete!

  9. Estou de olho nessa tal de CHAPA DOS SONHOS, por ter nela um excelente quadro político que é a jornalista Ana Amélia com suas posições fortes, reputação ilibada, ligada ao agronegócio, ao campo, e a favor do povo, fará mais pelo Brasil estando na vice-presidência. Abriu mão de uma reeleição certa para o senado em prol de algo maior, ajudar a unir nosso país em torno de um projeto de recuperação nacional em que a esquerda escrota e ladrona deixou em estado de terra arrasada, donde, rasparam o fundo do tacho.

    A senadora gaúcha é um sopro de esperança para a decadente classe política brasileira e uma biografia irretocável que vai engrandecer a disputa deste ano. Essa senhora é de uma altivez e probidade indiscutível. É considerada pela crítica e jornalistas políticos que cobrem o Congresso Nacional como a maior revelação política desse começo de Século XXI.

    P.S.: – Deveria ser cabeça de chapa. Em todo caso reforçou muito o time dos sonhos por ser uma reserva moral da política brasileira. Ana Amélia, que juntamente com Simone Tebet são as duas maiores expoentes políticas do cenário nacional. TÔ BALANÇADO A VOTAR NA VEINHA…

    • Altamir, com dizia Jô Soares (arg) em um de seus esquetes, “se não vou ser porta, maçaneta não quero ser”. Votar no picolé de chuchu por causa da vice, não me parecer ser uma opção. Vice é vice. A não ser que algum oráculo diga que ele está nas últimas e não fica vivo até o fim do governo. Essas “coligações” que ele jura que nada querem, a não ser o bem do Brasil, já me bastam pelo que ele fala. Mudam-se as moscas, ou não, e a merda continua a feder. Sem contar que é de esquerda, e isso já me bastaria. Todos sabemos o que a social democracia fez com o Brasil, aliás com o mundo.
      RIP Ana Amélia, deveria ter continuado no Senado.

    • Caríssimo colunista Carlos Ivan:

      Bridagão pelo comentário, caro colunista! É sempre uma honra tê-lo aqui e ler seus artigos publicados do JBF. São lúcidos e espelhadores da realidade de Banânia!

  10. E lhe digo mais: Jamais votaria no descerebrado oriundo do coronelismo chamado Ciro Gomes! Esse é que é o grande perigo à Nação!

    Um sujeito desse abufelado torna-se pior do que os dois de Taperoá!

  11. E lhe digo mais: Jamais votaria no descerebrado oriundo do coronelismo chamado Ciro Gomes! Esse é que é o grande perigo à Nação!

    Um sujeito desse abufelado torna-se pior do que os doidos de Taperoá!

  12. Meu caro Cícero,
    Permita-me começar discordando do que você disse sobre Getúlio. A CLT, lei fascista, fascista mesmo, não o termo que a esquerda inventou pra taxar todos que dela discordam, os inteligentes, claro, pois só burro concorda com ideia esquerdista, foi e continua sendo um grande atravancador da economia e do desenvolvimento. Muito direito, pouco dever e pau no cu de quem emprega e, no pau da goiaba, de quem é empregado também, … pior ainda, de quem é desempregado.
    Quanto ao Bolsonaro, já declarei aqui que voto sem medo. Conheço o capitão pessoalmente de longa data. Digo-lhe, o maior problema dele não é o que todos pensam e sim a sua oratória fraca que faz com que as pessoas duvidem da sua capacidade de governar. Mas… orador temos e já tivemos ótimos e deu no que deu. Só papo e muito roubo.
    Complemento que não podemos votar só no Bolsonaro, é muito importante, se não for o mais importante, temos também que votar na sua base, no 17 (não sabe em quem, vote na legenda), pois com essa Constituição vagabunda que temos, ninguém consegue governar sem “negociar” com a corja, a não ser que ela deixe de existir. Renovação já!
    E essa renovação é o que mais me preocupa quando vejo as pesquisas, manipuladas ou não.
    Vamo que vamo, Brasil acima de tudo!

    • Caríssimo Ronald Tito:

      Primeiro quero lhe agradecer a visita e o comentário, que para mim é uma honra.

      Segundo, veja que eu pus: “Criou alguma alguma coisa decente para época. Exemplo: CLT!, mas com o verbo no passado! Hoje eu reconheço: A CLT é uma excrescência em vigor, o maior entrave ao desenvolvimento econômico de qualquer país decente. Mas teve alguma serventia para a época! Uma pena os militares não terem acabado com essa excrescência à época do regime militar!

      Outra, como o nobre colunista menciona e eu concordo integralmente: o fato de Jair Bolsonato não saber se expressar bem em público não significa dizer que ele não tem talento para administrar, pôr o País nos eixos e acabar com toda podridão que se chamam: Empresas Públicas e endurecimento das leis penais, que hoje só beneficiam bandidos!

      Quanto ao fato de Getúlio Vargas ter apoiado Benito Mussolini, fascista irrelevante, foi melhor do Josef Stalin, o maior facínora da História!

  13. ESSAS SÃO AS CREDENCIAIS DA CHAPA DOS SONHOS: UM CANDIDATO QUE GOVERNOU POR QUATRO VEZES UM PAÍS CHAMADO SÃO PAULO, COM CERTEZA QUE ESTÁ PRONTO PARA GOVERNAR ATÉ O IMPÉRIO ROMANO…

    P.S1.: – A Chapa dos Sonhos formada por Ana Amélia/Alckmin é o Brasil da indignação; o Brasil da Solidariedade e o Brasil da Esperança.

    P.S2.: – Como disse a chapa dos sonhos em sua convenção: Radicalismo e bravatas sintetizam a herança trágica que os petistas nos deixaram.

    P.S3.: – O seu apreço pela verdade é a marca dos que entram para a vida pública para lutar sem descanso. O que representa Ana Amélia na política?!?!?! Ela é o verdadeiro NOVO e já fez muito mais do que os que fingem não serem políticos há décadas.

    P.S4.: – A chapa dos Sonhos tem mais que um sonho, tem um plano. Tem mais que um plano, tem um plano de governo elaborado pelas mentes mais brilhantes desse País, pessoas estas que criaram o plano real que a Dilma quase destruiu…

    • Por que então ele não ganha do Bolsonaro nem em São Paulo? Por que o índice de rejeição dele em SP é o maior?
      Moro em SP há doze anos e desde que cheguei aqui, só vejo o estado ir ladeira abaixo.
      Pior, não temos em quem votar pra governador.

  14. Quem não simpatizar com ANA AMELIA que vote em Katia abreu(?) ou Manuela…

    P.S1.: – ANA AMÉLIA É UMA POLÍTICA DE 45 MIL MEGATONS…

    P.S2.: – ANA AMÉLIA É INDEPENDENTE E TEM VOO PRÓPRIO…

  15. Vou ousar discordar do colunista, mesmo não tendo estatura sequer para beijar-lhe os pés.
    Do que me recordo das leituras, D. Pedro II foi o responsável direto(tá bem, usou o Ministro da Fazenda, Barão de Itaboraí e todo o gabinete) pela queda do maior empresário que o Brasil já conheceu: Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, atrasando o desenvolvimento do país em décadas.
    Tenho para mim que D. Pedro II nunca passou de um esquerdista!

    Nonato
    Atualmente em Juazeiro do Norte-CE

  16. Caro colunista,

    Permita-me um comentário : Li duas vezes as memórias da 2° Guerra, de Churchill (mais de 900 páginas). O que emerge do texto, de grande qualidade literária, é de fato, a figura de um estadista gigantesco. Churchill foi o homem certo na hora certa; o mundo vivia sua hora mais sombria e precisava de alguém com sua coragem e determinação. Porém, terminada a guerra, seu partido perdeu as eleições e teve que deixar o governo.

    Em minha opinião, isso ocorreu porque Churchill era um guerreiro, o maior deles, mas não era mais necessário em tempos de paz.

    Faço este comentário pois acho que, “mutatis mutandis”, vivemos momento semelhante ao da Inglaterra de 1940, precisamos de alguém com a coragem e determinação do grande primeiro ministro britânico. Porém não precisamos de um guerreiro; nossa sociedade já está muito dividida e o clima é intolerância recíproca.

    Esta é uma das razões que me fazem não votar em Bolsonaro. Não vejo no deputado as qualidades necessárias para unir o país e fazer todos caminharem no mesmo sentido, como fizeram Churchill e sua coalizão nacional.

    Aliás, não vejo isto em nenhum dos atuais pré-candidatos

    Coragem, determinação e honestidade são essenciais, mas não há projeto que tenha sucesso sem participação popular.

    Respeito quem pensa diferente de mim e torço para que o eleito em novembro seja o nosso Churchill.

    Abraço.

Deixe o seu comentário!


© 2007 - 2018 Jornal da Besta Fubana | Uma gazeta da bixiga lixa