29 julho 2010PREVISÃO DOS TEMPOS



A difusora – pau do fuxico – já se preparava pra espalhar o boato meteorológico da semana: “Tempo de muito pasto e pouco rasto. Domingo, dia 20, chuvinha esfarofada na região… Segunda, 21 de fevereiro, cerração-chuvosa e chuva virada na mulésta, acompanhada de relâmpago, ventania de entronxar prego, pipoco de trovão e o diabo a quatro em forma de tempestade…” O presidente da Câmara protestou:

– Logo segunda-feira que é a convenção do partido! Vou falar com o prefeito pra mandar botar sol nessa porcaria de previsão.

A matutada assuntava e palestrava em roda de calçada: “Tem chovido uns caroço d`água pros lado de Cumpade Jerome e sube que caiu uma liblina pra cumpade Dedé. Aqui, se preparou, escureceu, peidou, peidou, peidou, no final puffft!”

“Ehh… Mas eu sube que pescaram umas curimatã, ovadas dos dois lados da barriga; pegaram uma feme de tatu com quatro tatuzinho; eu vi uns aruá da serra  se trepando em mato alto; e hoje, bem cedo, vi um bode espirrando, uma acauã cantando e o gado dando os quarto pro nascente. Hoje, com certeza vai ter uma chuvona de inverneira.”

Segunda 21, Itabaiana amanheceu de espinhela caída, enfadada que só conversa de crente novo, e os ambulantes cozinhando seus milhos aleijados filho do chuvisco. O rio, apesar da água, mais parecia um bocejo entre dois cochilos.

De meio-dia pra tarde, meu cumpade!… O tempo foi ficando amuado feito um esquerdista no palanque e mais estranho do que o silêncio repentino das mulheres: Uma galinha comeu uma raposa, uma lebre matou um caçador, o prefeito teve um surto de honestidade, e, no umbigo da tarde, começou uma reviravolta de tempo meio esquisita. O vento parou, as folhas viraram pedras. Tome nuvem de chuva que mais parecia um cardume de poeira de carvão. Estas bichonas vieram pro lado da Rainha do Vale com um jeitão assombroso.  A parte de cima era alva feito vela de igreja. No meio, era roxa feito vela de enfeite e a parte de baixo era pretona  feito vela de macumba. Como se não bastasse, vinha acelerada feito galinha choca atrás de gato novo e soltando relâmpago fazedor de clarão causando sobrosso em mulher, menino, gato e cachorro. A molestada do tamanho duma fofoca grande parou sobre Itabaiana e soltou um toró de trás pra frente, feito mijada de bicho macho.

Foi girafa pedindo socorro, cururu pedindo boia, foi esgoto engoiando lixo…  A placa da prefeitura passou zunindo com destino à capital, que parecia papel celofane. Era chuva de pingo grosso feito cabo de formão e temperada com vento, trovão e relâmpago, dando chapoletada no espinhaço da cidade. As árvores, coitadas, balançavam mais do que cardan de mulher dama. Um trovão aparentado a um coice de dinossauro bateu no cucuruto do Banco do Brasil que foi funcionário escorregando na frouxura dum jeito, que passou dez dias emprestando dinheiro a xexeiro do PMDB.

Um matuto me disse: “Eu juro pelos bruguelo que nunca tive, que nunca vi uma chuva  amolestada como essa aqui em Itabaiana”. Foi água trazendo festa, pro resto da semana, e os políticos derrotados com o fim da seca em véspera de eleição, articulavam derrotar São Pedro, prometendo chuva de bacorim e toicim barato para cinco anos. Tomara!

4 Respostas em: “PREVISÃO DOS TEMPOS”

  • Abílio Neto Diz:

    Arretado este texto. Quem der abaixo de 10 é fio d’uma come pinto!

  • Wellington Vicente Diz:

    Rapai, o Jessier é um verdadeiro cineasta das palavras.

    Nem carece tela pra gente ver a túia de imagem que o cabra cria.

    Nota 10!

  • padre irineu neto Diz:

    MESTRE AB´LIO, POR DEUS DO CEU! ACHO QUE NEM O MAIOR DOS INVEJOSOS OU INIMIGOS QUE POR ACASO O HOMEM TIVESSE TERIA A OUSADIA DE DAR MENOS DE DEZ PRUM`ÔMI DESSE,PRUM TEXTO DESSE! NEM QUE DESEJASSE APROVEITAR A OCASIÃO PRA REVELAR PRU MUNDO Q A MAMÃEZINHA SERIA UMA COME PINTO. PRONTO FALEI!!!!!!!

  • Marreta Diz:

    Eita que gostei muito, acho que tenho um pé no nordeste, nasci no sul da Bahia.Nota máxima.

Envie também seu comentário


© 2007 Besta Fubana | Uma gazeta da bixiga lixa