“SE A MORTE TIRASSE FÉRIAS” – UM EXCELENTE CORDEL

Eu gosto muito de escrever cordéis, mas também gosto muito de ler, principalmente quando um cordel é bom. Recentemente, recebi o cordel “Se a morte tirasse férias ou A importância da morte”, de autoria do poeta e amigo Cícero Lins. Foi um dos melhores cordéis que li ultimamente.

A qualidade dos cordéis de Cícero Lins eu já conheço há muito tempo. Seu capricho na métrica, rima e oração é louvável. Foi por isso que gravei seu poema “Você me lascou, Tereza!”, no CD Causos e Cordéis I, em 2009. Além disso, Cícero é bastante criativo quanto aos temas que desenvolve, mas dessa vez ele foi longe numa observação que poucos atentam, “a importância da existência da morte”.

À medida que eu lia esse interessante cordel, só me vinha à mente a música “O dia em que a terra parou”, do saudoso Raul Seixas, onde as pessoas não precisavam mais trabalhar, porque elas não eram mais úteis a ninguém. No cordel de Cícero Lins, a morte tirou férias de um mês e com isso foram se acumulando moribundos, acidentados, etc. Os lucros aumentavam para os laboratórios que vendiam mais remédios, enquanto havia prejuízo para as turmas dos funerais e crematórios. Foi prejuízo para floristas, enfermeiros, socorristas, vendedores de velas e muito mais.

Não morreu aposentado,
como em todo dia morre.
Deu-se aquele corre-corre
No Instituto do Estado;
Haja beneficiado
E mais só se aposentando.
Era o mundo reclamando.
O caso era muito sério.
Na Morada Cemitério
Tinha buraco sobrando.

Por conta disso, a população mundial aumentava até demais, pois ninguém morria, mas todo dia nascia gente. Com o descanso da morte, todo mundo se achava eterno. Porém, no mês seguinte, a morte voltou a trabalhar querendo tirar o atraso e aí as mortes de multiplicaram. Os hospitais se esvaziaram, os cemitérios ficaram superlotados e até o céu ficou congestionado.

Eu só quis mesmo mostrar
a importância da morte
em toda instância e sorte
em que se possa pensar.
No “Poder de equilibrar”,
Entra e sai o vendaval,
mas tudo volta ao normal.
Que Seja Feita a Vontade
do Bom Deus da Eternidade,
Bom Senhor do Original.

Além do bom humor, que lhe é peculiar, nesse cordel o poeta Cícero Lins deixa para reflexão que não podemos ter medo da morte, pois ela é fundamental para o equilíbrio do mundo.

A CARTA DE SATANÁS PARA O PRESIDENTE TEMER

Ao chegar à presidência,
Temer se disse moderno,
E prometeu para o povo,
Ser um governo fraterno,
Mas, junto com a sua gang,
Fez do Brasil um inferno.

Satanás, sabendo disso,
Ficou de cabeça quente,
Porque não admitia
Ter na terra um concorrente,
Por isso fez uma carta
E mandou pro presidente.

Para surpresa de Temer,
O Satanás se zangou,
E, numa carta raivosa,
O bicho desabafou.
Eu vou descrever agora
O que o Satanás falou:

Meu prezado amigo Temer,
Tô ficando apavorado,
Pois sempre reinei nas trevas,
Sem medo, despreocupado,
Porém tu, meu camarada,
Tás me deixando assustado.

Sou Lúcifer, sou Pai das Trevas,
Rei das fortes tentações,
Sou maligno, sou Satã,
Causador de aberrações,
Mas sou um pobre coitado,
Perto das tuas ações.

Tu, junto com teus comparsas,
Derrubaste a presidenta,
Porém fazes no governo
Outra gestão fraudulenta,
E fazes tanta maldade
Que o povo já não aguenta.

Clique aqui e leia este artigo completo »

OS DITADOS POPULARES EM LITERATURA DE CORDEL

Os Ditados Populares,
Criados na antiguidade,
Fazem parte da cultura
Popular da humanidade,
Fazendo a língua do povo
Ficar para a eternidade.

Eles são filosofias
Passadas na forma oral,
Que servem pra melhorar
O convívio social
E podem favorecer
A vida espiritual.

Não faz chegar o verão
Uma andorinha sozinha.
Cada um só puxa a brasa
Para assar sua sardinha,
Mas não conte com o ovo
No fiofó da galinha.

Já diz um velho ditado:
Tudo que não mata engorda.
E em casa de enforcado,
Ninguém nunca fala em corda,
Pois quem dorme com cachorro
Sempre com pulga se acorda.

Dizem que cavalo velho
Não pega mais andadura
E água mole em dura pedra
Tanto bate até que fura,
Mas também come farelo
Quem com porcos se mistura.

Sabemos que quem vê cara
Não enxerga o coração.
Também sabemos que a prática
É quem faz a perfeição
E que a galinha enche o papo
Comendo de grão em grão.

Clique aqui e leia este artigo completo »

O QUE ESPERAR DESSE BRASIL?

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que presos em condições degradantes têm direito a uma indenização em dinheiro por danos morais. Para o STF, a superlotação e o encarceramento desumano geram responsabilidade do Estado em reparar os danos sofridos pelos detentos pelo descumprimento do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

E os cidadãos de bem que vivem na miséria absoluta, em hospitais superlotados?

E os que esperam meses para marcar uma consulta para uma doença grave?

E quem vive dentro de condições subumanas numa favela, sem saneamento básico, sem ter três refeições por dia?

E quem vive desempregado, por culpa das administrações do país, sem ter como comprar comida para suas famílias?

Esses cidadãos não cometeram crime algum, mas são esquecidos pelo STF e todos os outros poderes públicos do país.

Quem está certo são os jovens brasileiros que estão indo embora do Brasil para viver em países com melhores condições e mais respeito ao ser humano.

NÃO FOI IMPEACHMENT, FOI GOLPE!

O impeachment é um mecanismo previsto nos artigos 85 e 86 da Constituição do Brasil e na Lei nº 1079/50 (Lei do Impeachment). Para que ocorra o impeachment o presidente só pode ser afastado após comprovação de crime de responsabilidade.

Tínhamos na presidência alguém que o povo elegeu em eleições livres e diretas. Alguém que derrotou diversos outros candidatos. O Brasil passava por problemas ao longo de todo o governo, o que, claro, deixou a população completamente insatisfeita. Ainda por cima, surgiram denúncias de corrupção envolvendo pessoas próximas à Presidência e aliados.

Com o desenrolar dos trabalhos de investigação, as acusações foram ganhando substância, com muitas provas de transações ilícitas ligando membros do Governo com empresários. Nesse contexto, surgiram movimentos promovidos por aliados e adversários do Governo com objetivos bem claros: Uns para manter o Governo e outros para retirá-lo do poder. Começaram a ser feitas grandes passeatas até que um pedido de impeachment foi elaborado e entregue à Câmara dos Deputados.

A Câmara aprovou o pedido por ampla maioria e o processo foi aberto. Mas o pano de fundo dessa história teve como ingredientes indispensáveis a fraca sustentação política do governo, com poucos políticos apoiando, além da profunda crise econômica do país, que havia apenas piorado com as medidas controversas adotadas pelo próprio Governo.

A oposição abraçou a causa, já que não se conformou de ter perdido nas urnas as eleições! O processo de impeachment, como foi colocado, foi um GOLPE contra a democracia. Esse processo não poderia ser confundido com baixa popularidade, descontentamento com o governo ou antipatia com a figura do governante. Esses motivos não existem como argumento jurídico e não poderiam ser base para um processo de impeachment.

Portanto, a legalidade do seu mandato foi baseada na nossa própria Constituição e foi legitimamente conquistado nas eleições. Nenhum crime pesava contra o Governo e seu mandato deveria ser preservado e defendido. Mas o PT apoiou esse GOLPE e depois vejam o que aconteceu:

O Supremo Tribunal Federal absolveu o presidente expulso do cargo pelo GOLPE que o PT encampou, FERNANDO COLLOR foi inocentado do crime de peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica e corrupção passiva por falta de provas.

Os indícios apresentados foram “frágeis”, impossibilitando a condenação e assim, o PT com todos os partidos ditos de esquerda, conseguiram tirar do poder, através de um GOLPE um Presidente eleito democraticamente pelo povo.

NUNCA PREGUEI O ÓDIO

Há quem me acuse de ter ódio porque critico o PT, inclusive falam como se eu defendesse Temer. Vamos esclarecer os fatos. Primeiro, quem elegeu Temer duas vezes foi o PT, não fui eu. Segundo, eu votei no PT de 1989 a 2010. E não só votei, fiz campanha porque fui militante político durante muitos anos e fui vereador por dois mandatos.

Eu fiz campanhas para Lula sem ganhar nada, muito pelo contrário, gastei do meu suado salário para ajudar nas campanhas.

Quem mudou e PERDEU A MORAL foi o PT, não fui eu. Como vereador nunca me corrompi, nem deixei de defender as causas populares.

Aliás, eu continuo defendendo a ÉTICA, a MORAL e o RESPEITO À DEMOCRACIA.

Nunca PREGUEI o ódio. O PT foi quem pregou o ÓDIO e divisão de classes, acusando todos que não aceitam suas roubalheiras e cinismos de ELITE, no entanto, com o PT a ELITE foi quem mais ganhou dinheiro no Brasil: DONOS DE EMPREITEIRAS, BANQUEIROS E OS POLÍTICOS DA GUANGUE PETISTA, enquanto o povo era enganado com ESMOLAS (As bolsas da vida e as obras SUPERFATURADAS E NUNCA CONCLUÍDAS).

AS OLIMPÍADAS E OS CAIXAS ELETRÔNICOS

O Comitê Olímpico Internacional – COI, deveria incluir nas Olimpíadas de 2020, a “modalidade esportiva” Arrombamento de Caixa Eletrônico. Com certeza, o Brasil seria medalha de ouro e Pernambuco seria um forte representante do Brasil.arrombamento

Na cidade de Condado, minha terra, só existe (ou existia) uma agência bancária, a agência do Banco do Brasil, e essa já foi explodida quatro vezes em menos de dois anos.

Na madrugada desta sexta-feira, 12 de agosto, um grupo de dez assaltantes chegou à cidade com uma violência bastante exagerada. Eles utilizaram uma gama de explosivos que danificou completamente o prédio da agência. Na ocasião, os criminosos também dispararam vários tiros para amedrontar os possíveis transeuntes.

Segundo moradores da área, foram mais de 20 minutos de barulho dos tiros e explosões. Além disso, ao terminarem o “trabalho”, os bandidos fugiram dando tiros pela cidade. A população que mora nas imediações da agência, além de correr risco de vida nos tiroteios provocados pelos bandidos, ainda tem prejuízo material com rachaduras nas paredes e muros de suas casas devido ao impacto das explosões.

Só nessa madrugada, houve investidas nas cidades de Condado, Ribeirão e Inajá, no interior, e mais uma tentativa em Olinda, na região metropolitana do Recife.

O Governo do Estado manda viaturas para os municípios, mas não aumenta o efetivo policial nem melhora as condições de trabalho para dar mais segurança ao povo. Os policiais que trabalham se arriscam, mas não têm como enfrentar os bandidos.

Há quem diga que esse é um problema sem solução no país. Isso não é verdade. A solução existe, o que não existe é vontade política para isso, pois as autoridades não querem tomar decisões que contrariem os banqueiros que financiam suas campanhas.

Como os bancos têm o maior lucro do país, mesmo sem produzir nada, nenhum alimento ou bem de consumo e gerando poucos empregos, deveriam ser obrigados a colocar seguranças particulares nas agências bancárias e nos caixas eletrônicos, pois o que eles têm feito há muitos anos é reduzir o quadro de pessoal e suas despesas, para aumentar ainda mais seus lucros, colocando em risco as vidas dos clientes e cidadãos que trafegam nas imediações das agências ou caixas eletrônicos.

Infelizmente, no Brasil quem manda é o poder econômico, independente do partido governante. Nenhum partido está preocupado com o povo, todos só pensam em dinheiro e poder. E as leis são feitas pelos políticos que as fazem de acordo com as vontades dos “empresários” que financiam suas campanhas. É lamentável.

OLIMPÍADAS 2020

Para as Olimpíadas 2020, o Comitê Olímpico Internacional – COI, deveria incluir a modalidade esportiva “Arrombamento de Caixa Eletrônico”.

Nesta modalidade com certeza o Brasil ganharia medalha de ouro e Pernambuco seria o representante do país.

arrombamento

O USO DA VÍRGULA

Um professor de português ensina num jornal como usar a VÍRGULA, e diz:

O USO DA VÍRGULA é obrigatório no interior de um período simples para:

1. Separar termos coordenados;
2. Isolar elementos intercalados como conjunção;
3. Adjunto adverbial deslocado da ordem frasal direta;
4. Aposto;
5. Expressão explicativa;
6. Vocativo;
7. Complemento verbal pleonástico e topicalizado;

E no interior de um período composto para:

1. Separar adjuntos adverbiais antepostos a verbos;
2. Orações adverbiais antes situadas antes de sua principal;
3. Orações reduzidas postas antes de sua principal;
4. Orações adjetivas explicativas;
5. Delimitar orações coordenadas assindéticas;
6. Orações coordenadas sindéticas.

E ainda existem as EXCEÇÕES (Não se usa vírgula):

1. Orações coordenadas sindéticas ligadas por “e” cujo sujeito é o mesmo da oração anterior;
2. Orações coordenadas alternativas em que não há necessidade de delimitação.

Dá tempo você fazer toda essa avaliação antes de colocar uma vírgula num texto, no seu dia a dia?

GLOSAS

Meu mote:

Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

Resposta ao poeta PeTralha Crispiniano Neto, que escreveu o mote:

Dê um livro de história a um coxinha,
Que ele pode deixar de ser fascista

lc1

I
Nós que temos a mente pra pensar
Sem ter medo, sem ter persuasão,
Conseguimos fazer a distinção
Entre o ético e o corrupto popular.
O partido que vive de enganar
Com cinismo, fazendo sempre o mal,
Fez gerar privação sensorial
No fanático que quer ser esquerdista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

II
Pra o Petralha o que existe no país
É só fruto da sua malandragem,
Nessa história ele faz uma viagem
Comparando o que houve com o que diz.
Nosso índio que aqui foi infeliz,
Com a chegada das guangues de Cabral,
Nem sonhava o país descomunal
Com o governo de um grupo vigarista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

III
Um Petralha acredita que os viventes
Irão sempre escutar suas sandices,
Porque foi através das cretinices
Que o PT elegeu dois presidentes.
Pra poder derrotar seus concorrentes
Fez até terrorismo eleitoral,
Se igualando a quem é neoliberal
E se unindo à corrente malufista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

IV
Um político PeTralha é um falsário
Porque faz um discurso contra a elite,
Porém usa o poder, sem ter limite,
Pra roubar e ficar milionário.
O seu líder surgiu como operário,
Mas mudou pra poder ter capital.
Construiu alianças, sem moral
E amansou seu discurso populista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

lc2

V
Cegamente, um PeTralha, certa vez,
Comparou o PT com a nossa história.
Esqueceu que na sua trajetória
O PT fez vergonha no que fez.
Prometeu um governo de honradez,
Mas chegando ao poder foi imoral.
Nos roubou muito mais do que Cabral
E qualquer presidente direitista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

VI
O PT com uma história bem recente
Nada tem com o tal descobrimento
E o Petralha sem ter discernimento
Escreveu seu poema incoerente.
O passado interessa à nossa gente,
Mas também lhe interessa o atual.
E o PT no Brasil colonial
Ia ser simplesmente um entreguista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

VII
O Petralha só fala do passado,
Dos guerreiros heróis da abolição,
Esquecendo a atual situação,
Que o PT nos deixou desgovernado.
Cada dia o Brasil é mais roubado
Com o aval do governo federal,
Quem mentiu na campanha eleitoral
Vem agora dizer que é humanista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

VIII
O Brasil conheceu no “Mensalão”
A conduta dos líderes do PT,
Mesmo assim o PeTralha não quer crê
Que o PT pra roubar é um campeão.
Tendo muitos políticos na prisão,
Por ter feito conchavos sem igual,
O PT hoje afirma que é normal
Governar com um padrão fisiologista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

IX
O PT se apossou da Petrobras
Pra fazer centro de corrupções,
Quem lutou contra as privatizações,
Quando está no Governo é o que mais faz.
Por fazer falcatruas na Hemobras,
Os petistas que estavam na estatal,
Permitiram à Polícia Federal
Incluir mais alguns na sua lista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

X
O PeTralha sem ter acuidade
Se esqueceu que o PT com seus caprichos,
Imitando a Revolução dos Bichos,
Transformou ficção em realidade.
Governou exaltando a igualdade,
Porém sua ganância escomunal
Transformou o Brasil num lamaçal
Do partido e da base governista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

XI
Qualquer um que atrapalhe algum cartel,
Tem bandidos o que tiram do caminho,
Foi assim que fizeram com Toninho,
E com a morte de Celso Daniel.
E o PeTralha escreveu o seu cordel
Relembrando o Brasil colonial,
Esquecendo que hoje é tudo igual,
E que Lula é mais um capitalista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

XII
O PeTralha com frases decoradas
Fala mal das elites promissoras,
Se esquecendo das grandes construtoras
Que o PT deixou beneficiadas.
Suas obras são superfaturadas
Pra roubar o tesouro nacional
E o PT comeu muito do total
Pra fazer um governo oportunista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

XIII
O PT com a sede de poder
Para todos eleitos gritou FORA,
Mas o impeachment que o povo pede agora,
Diz que é GOLPE, porque não quer perder.
E o PeTralha devia compreender.
Que o seu choro é só coisa bestial,
Porque Dilma governa muito mal,
Bem pior do que era terrorista…
Nem um século de estudo num petista,
Faz tirar a lavagem cerebral.

lc3

ÓDIO E PRECONCEITO

O ódio e o preconceito, que vêm de longe, são algumas das palavras utilizadas nos discursos demagógicos e manipuladores dos líderes do PT para a sua massa de manobra sair repetindo.

Eu, que já fui militante e vereador por dois mandatos, votei e pedi votos para Lula, de 1989 a 2006, e para Dilma em 2010. Portanto, essa demagogia de ódio e preconceito não me atinge.

Deixei de votar em Lula, Dilma ou qualquer outro político do PT quando acordei e passei a ver que eles são um bando de corruptos, cínicos e mentirosos, que recebem dinheiro da ELITE (Donos de Construtoras, Banqueiros, Políticos Milionários, etc.), dão lucros a essa ELITE, com dinheiro roubado do povo e vivem pregando que são contra à ELITE, para enganar os “inocentes” e satisfazer o ego dos manipulados.

Até quando essa ELITE PETISTA vai fingir que é contra à Elite e parar de pregar o Ódio e Preconceito?

ELITE OU CLASSE MÉDIA?

O que mais se vê nas redes sociais, principalmente no Facebook, são eleitores fanáticos do PT agredindo os juízes, promotores e policiais federais que investigam e mandam prender corruptos ligados ao governo federal. Além disso, eles acusam a imprensa de ser intolerante com a presença de um petista no governo do país. Em seus comentários raivosos esses fanáticos sempre dizem que isso é uma campanha da “elite espúria” para manchar o nome do PT e dar um golpe.

Diante desses comentários, eu fiquei com algumas dúvidas. Quem é esta elite tão odiada pelos petistas? Quem é que está roubando a Petrobras, são os pobres? Quem ficou milionário do dia pra noite, foram os filhos dos pobres ou os filhos de Lula? Os banqueiros que nunca ganharam tanto dinheiro como nos governos do PT, são pobres? Os donos de empreiteiras que ganharam bilhões de reais com superfaturamentos de obras, nos governos do PT, são pobres? Os petistas que estão na prisão, por roubo, na Operação Lava Jato e no Mensalão, são pobres? Então, quem é essa elite que os petistas fanáticos odeiam tanto?

Alguns petistas famosos, como a escritora socialista Marilena Chauí, agridem a “classe média” com duras críticas, como: “a classe média é uma abominação política, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta, e é uma abominação cognitiva porque é ignorante”.

A classe média brasileira, que hoje bate panelas para protestar contra a corrupção, contra o PT, é a mesma classe média que foi às ruas pedir Diretas Já, que botou bandeiras do PT nas janelas, que gritou nas campanhas de Lula, que votou massissamente no PT para tirar a ditadura do poder.

Hoje, sem argumentos para justificar a mal administração petista no país, esses “intelectuais de esquerda” agridem os antigos eleitores petistas querendo jogar o povo contra uma elite e uma classe média da qual eles fazem parte.

Se Marilena Chauí odeia a classe média, odeia a si mesma. Mas se ela se considera elite, a sua situação fica ainda pior, pois a elite é quem está roubando o país nas corrupções do governo do PT. De uma coisa nós temos certeza, pobre ela não é.

Pelo que vemos, Marilena e outros intelectuais dessa casta estão atravessando uma crise existencial. A melhor solução para eles é buscar uma ajuda psicológica ou psicoterápica, pois agredir, a classe média ou a elite, não fará o país voltar a se desenvolver nem tirará a culpa do PT pelo que o país e o povo estão passando.

FOGO NA LÍNGUA PORTUGUESA

inc

Justamente no dia em que a Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa entrou em vigor, um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo.

Mas a Língua Portuguesa já foi queimada há anos, basta ler o que se escreve nas redes sociais.

.

A DEMOCRACIA DO PT

A “Justiça” do PT aumentou o valor da multa para os caminhoneiros que obstruíram estradas e pediram o afastamento da Presidente Dilma, mas nunca multa os grevistas aliados do governo quando interrompem, restringem ou perturbam a circulação de vias pelo Brasil afora. Nem quando os grevistas aliados invadem propriedades privadas e instituições públicas prejudicando toda uma população.

Essa é a democracia do PT: “Para os aliados, tudo. Para os adversários, os rigores da Lei. Nem que para isso o Governo crie uma nova Lei.

“A Medida Provisória publicada hoje no Diário Oficial da União determinou um aumento de multas e de sanções para motoristas grevistas que obstruíram as estradas do país. Essa Medida introduziu novo artigo no Código Nacional de Trânsito estabelecendo multa de R$ 5.746 para quem interromper, restringir ou perturbar a circulação de vias e de R$ 19.154 para quem organizar as manifestações. Em caso de reincidência, o valor cobrado será o dobro. Antes da MP, a multa para esse tipo de infração era R$ 1.915”.

MEDIDAS ANUNCIADAS PELO MINISTRO DO PT:

1. Aumento da multa para quem bloquear estradas – de R$ 1.915 para R$ 5.746 (o dobro em caso de reincidência).

2. Distinção entre quem bloqueia rodovias e quem organiza os atos. No caso dos organizadores, a multa cobrada passará a ser de R$ 19.154. Para reincidente, o valor também será cobrado em dobro.

3. Grevista reincidente perde, por dez anos, acesso a incentivo de crédito para adquirir novo veiculo.

4. Polícia Rodoviária Federal fica autorizada a contratar guincho particular para remover veículos que bloqueiam estradas. O custo do guincho será cobrado do caminhoneiro.

5. Força Nacional fica autorizada a atuar no desbloqueio de estradas, em auxílio à Polícia Rodoviária Federal.

Aí cabe a pergunta: qual a diferença do PT para os governos do passado?

HOMENAGEM

Mote:

É triste o dia dos pais
Sem ter papai do meu lado.

Aquele beijo na testa,
Aquele cheiro gostoso.
Do seu jeito carinhoso,
Só a saudade me resta.
Para mim era uma festa
O seu abraço apertado.
Hoje eu sofro um bocado,
Por não poder tê-lo mais…
É triste o dia dos pais
Sem ter papai do meu lado.

Toda família hoje vive
Lembrando o quanto era forte.
Feliz é quem teve a sorte
De ter o pai que eu tive.
Hoje a gente sobrevive,
Pelo exemplo que foi dado.
E é esse seu legado
Que alivia nossos ais…
É triste o dia dos pais
Sem ter papai do meu lado.

GRANDE PERDA PARA A LITERATURA DE CORDEL NO BRASIL

Faleceu nosso amigo cordelista Professor Adelmo Vasconcelos. Tive o prazer de conhecer Adelmo na extinta Unicordel – União dos Cordelistas de Pernambuco, com quem fiz grande amizade.

Adelmo Vasconcelos foi um dos recordistas de vendas nas FENEARTES e nas BIENAIS DO LIVRO DE PERNAMBUCO, pela Unicordel.

Acredito que Adelmo foi o poeta que mais escreveu cordéis sobre os times de futebol de Pernambuco e do Brasil, como também foi um recordista em cordéis com biografias de astros da literatura e da música popular brasileira.

Além de ter deixado uma grande produção, os cordéis de Adelmo Vasconcelos apresentam excelentes qualidades, pois ele foi um poeta que conhecia bem e primava pelas regras da poesia de cordel, além de ser professor de português e inglês. Além disso, era um excelente ser humano.

Meus sentimentos a todos os familiares e amigos do nosso, hoje saudoso poeta, Professor Adelmo Vasconcelos.

* * *

Adelmo Vasconcelos sendo entrevistado pelo jornalista Aldo Vilela, em julho de 2013:

FANÁTICOS INSISTEM NA INOCÊNCIA DOS MENSALEIROS PETISTAS

O “mensalão” do PT, foi a maior prova da canalhice dos Governos de 2002 até hoje e a nossa história republicana já provou que além do mensalão existem a Petrobras e muito mais.

Alguns petistas insistem que não houve crime algum. Tenha santa paciência! Será que todos os juristas do PT são tão incompetentes assim, que não conseguiram provar o contrário? Usaram até os embargos infringentes, nunca usados antes na história do Brasil. Então a incompetência desses advogados petistas é maior do que a gente pensava.

Já foram dois tesoureiros do PT presos por corrupção e os fanáticos ainda têm a capacidade de dizer que não houve provas. Onde estão os ilustres e competentes advogados petistas que não fazem nada para provar o contrário?

Os radicais estão iguais a Lula e a cúpula petista, pois acham que todo brasileiro é idiota e que suas mentiras valem mais do que qualquer verdade. Só falta eles dizerem que o assessor do irmão de José Genoíno, pego com dólares na cueca, foi ilusão de ótica. As câmaras filmaram, todo mundo viu, mas foi mentira. Se tudo é mentira, então, por que os corruptos da Lava Jato estão devolvendo dinheiro, milhões que estavam em contas secretas?

A lavagem cerebral promovida pelo PT fez o povo acreditar nas mentiras da campanha de Dilma e fazê-la ganhar a eleição, na maior fraude eleitoral da história do Brasil. Mas insistem em dizer que Dilma não mentiu e que ela não desdisse tudo logo após a sua segunda posse.

O desgoverno de Dilma tem causado danos perigosos aos cidadãos brasileiros. Ou será que esses fanáticos acham normal passar pelo que o país e o povo vêm passando?

A mudança radical por que passou o país nesses últimos anos, foi a desqualificação total da Educação. O desmantelo exagerado da Saúde. A enganação nos números da nossa Economia, para garantir a vitória eleitoral em 2014.

O emprego e renda já foram por água abaixo. Era tudo números produzidos, inclusive o IBGE, um dos órgãos de pesquisa mais sérios deste país, foi obrigado a deixar de divulgar resultados de pesquisas para enganar o povo brasileiro.

O interesse preservado no Brasil foi a fabricação de números enganadores, para fingir que o país ia bem, e a formação de quadrilhas para assaltar os cofres da Nação, tanto para garantir recursos financeiros para financiar as campanhas do PT, por muitos e muitos anos, quanto para enriquecimento ilícito e repentino de membros desse famigerado partido.

A nossa soberania está sendo desmoralizada na nova ordem mundial, pois estamos entre os países de maior corrupção no mundo. Não faltam matérias jornalísticas sobre isso.

Mais escrota que a mídia brasileira é a mídia petista que fez toda uma nação acreditar num governo feito de mentiras e ficção, inclusive quando trouxe médicos cubanos com o propósito apenas de transferir recursos do povo brasileiro para o Estado de Cuba, como forma de pagar os investimentos feitos por aquele país nas campanhas do PT aqui no Brasil.

Todo o mundo já sabe que o modelo petista de governar é furado, pois nele o povo é usado como massa de manobra, com discursos demagógicos e populistas como os que o escroto Lula faz, dando uma de pobre e pai da pobreza. Esse sim, é o maior picareta da história política brasileira. Nunca lutou contra a ditadura, nunca foi preso, exilado, nem perseguido pela ditadura militar, no entanto, tornou-se o “herói” dos esquerdistas porque conseguiu se fingir de sério, de esquerdista e governar o país para os empresários, banqueiros e patrocinadores de suas campanhas, desmentindo, após chegar ao poder, todos os discursos que ele fez em todas as suas campanhas, passando, inclusive, a usar o slogan “Lulinha paz e amor’.

A Petrobrás foi entregue a um bando de ladrões que usou os recursos do povo brasileiro para enriquecimento e contas secretas no exterior. Onde esses ladrões estão pegando dinheiro para devolver se não roubaram nada? Se tudo é invenção da mídia e da Policia Federal?

O PT já comprometeu o futuro da maioria dos brasileiros. Essa é a realidade dos fatos e não conjecturas, pois grande parte do dinheiro dos roubos na Petrobras está sendo devolvida. Como esse dinheiro surgiu se não houve roubos?

Esses fanáticos precisam cancelar suas assinaturas do periódicos demagogos, como a Carta Capital, e ler jornais que circulam pelo mundo. Precisam deixar de seguir cegamente as mentiras dos escrotos do PT.

Só o PT viu Obama parabenizar Dilma pelo combate à corrupção! E se fosse verdade, seria mais uma balela, pois Obama não integra a Polícia Federal, nem o Ministério Público do Brasil, portanto não sabe nada do que já foi descoberto, nem tem noção do que ainda saberemos, porque o roubo é bem maior do que o povo brasileiro tem informação. Mas a casa está caindo, cada dia mais! Por que será?

Na certa, os que hoje estão roubando e mandando roubar na Petrobras, no mensalão e em muitos outros contratos de construções pelo Brasil a fora, sonham com um país de inocentes úteis, mas sabem que as provas sobre eles são abundantes e por isso lutam para não parar na cadeia igualmente aos seus comparsas que já estão lá e os que estão bem encaminhados.

O motor do projeto de nação que o povo sonha está sendo construído pela Polícia Federal, Ministério Público e Justiça do Brasil e não pelo PT, como apregoam os cínicos petistas.

O PARTIDO MAIS ESCROTO E MAIS CÍNICO DO BRASIL

Durante 20 anos o PT denunciava tudo e condenava todos, inclusive pregando FORA COLLOR, FORA SARNEY, FORA FHC.

Agora, estando há 12 anos no poder, o PT silenciou. Não conseguiu denunciar nem mandar prender nenhum corrupto dos governos anteriores.

Esse partido silenciou porque tem o rabo preso e aí, os petistas se irritam com o FORA DILMA, mas não conseguem provar que não estão envolvidos na maior onda de corrupção da história do país.

E seus fanáticos ainda chamam de alienados quem condena a corrupção.

É incrível!

Tudo isso é culpa do PIG e da “ELITE BRANCA”, principalmente agora que o PT entregou seu governo ao PMDB, pois temos como Presidente do Senado: Renan Calheiros, PMDB, como Presidente da Câmara: Eduardo Cunha, PMDB.

E para acabar de lascar, Dilma nomeou como Articulador Político Michel Temer, PMDB.

E o PT, achando pouco, tem como novo líder do governo Dilma o deputado cujo assessor foi preso com dinheiro na cueca. Além de ter o Tesoureiro do partido preso por corrupção na operação Lava Jato.

Eita que o PT tá que tá!

LEMBRANÇAS DA MINHA INFÂNCIA

Revista e atualizada

Eu tenho recordação
Dos meus carros de madeira,
Do meu pião que girava
Enrolado com ponteira
E de caçar passarinhos
Com minha baleadeira.

Brinquei de barra-bandeira,
De peteca e teatrinho;
Joguei pedras no riacho
Ao ver um redemoinho,
E também pra matar pombos
Da criação do vizinho.

No sítio do meu padrinho
Eu ia, de madrugada,
Botar ração para o gado,
Buscar leite pra coalhada
E beber leite fresquinho
Da minha vaca malhada.

Recordo da tabuada
Que eu tive que decorar,
Aprendendo a dividir,
Somar e multiplicar,
Pra fazer contas na venda,
Quando eu ia despachar.

Eu hoje vivo a sonhar
Recordando esse passado,
Quando vivi minha infância
Na cidade de Condado.
Meu pai trabalhava muito,
Mas filho fez um bocado.

Nunca fiquei revoltado
Com as surras que levava,
Quando meu pai me batia,
Por artes que eu praticava.
Quanto mais ele batia
Muito mais dele eu gostava.

Mamãe sempre me salvava,
Agindo como uma santa,
Pois fingia me bater
Pra minha dor não ser tanta,
Só um coração de mãe
A dor do filho aquebranta.

Sempre tinha em minha janta
Inhame com charque assada,
Macaxeira com manteiga
E sopa bem misturada,
Com a sobra do almoço
Que mãe deixava guardada.

Brincava de cavalgada,
De jogador de basquete,
Com carrinhos de madeira
Brincava de levar frete,
E meus piões eu fazia
Com serrote e canivete.

Eu escutava o escrete
Num rádio de minha tia,
Para acompanhar os jogos,
Porque TV não havia,
E acompanhava a novela
Que uma rádio transmitia.

Eu também me divertia
Nos brinquedos de estrelinhas,
De pedra, papel, tesoura,
Pega, pega e argolinhas,
Gastando o resto do tempo
Com álbuns de figurinhas.

Mamãe deitava galinhas,
Quando eu lembro me comovo,
Vendo os pintinhos nascendo
Bicando a casca do ovo…
Ah, se eu pudesse viver
A minha infância de novo!

SOMOS FILHOS DE POBRES E FREQUENTAMOS FACULDADES

Ainda no governo militar e nos governos de transição, meus pais nos colocaram em faculdades. Meu pai perdeu sua mãe quando ele tinha sete anos de idade, na cidade de Itambé. Foi morar na casa de um tio, onde era tratado como empregado, na cidade de Condado. Lá foi trabalhador rural e depois um pequeno agricultor.

Após servir ao exército, no Recife, foi ao Rio de Janeiro, onde trabalhou de calunga de caminhão, após ter passado fome, por um dia, em João Pessoa. Voltou para Condado, onde tornou-se um pequeno agricultor e casou-se com minha mãe, doméstica e pobre.

Posteriormente, com muito trabalho, abriu uma barraca em sua casa. Anos depois, abriu uma mercearia, A VENDA DE JOCA GALEGO. Dela, tirou o sustento de nove filhos e colocou oito nas faculdades do Recife, a maioria na UFRPE, UPE (antiga FESP) e UFPE, todas públicas. Sem LULA, sem DILMA e sem o PSDB.

Meu pai formou oito filhos, tudo isso aconteceu a partir de 1980, quando eu entrei na UFRPE. Portanto, parem de querer justificar as roubalheiras do PT com essas demagogias de Lula e Dilma.

Eu recebia um Crédito Educativo, financiamento para manutenção, em pleno 1980, pela Caixa Econômica Federal, tão facilitado que, assim que comecei a trabalhar, em 1983, comecei a pagar com suaves prestações.

Parem de querer tapar o sol com uma peneira. Nada justifica as roubalheiras do PT e, a propósito, por roubos muito menores, os PeTistas foram às ruas com o Fora Collor, para conseguir seu impeachment. Mas não era golpe. Por que agora é?

fora-collor


© 2007 Besta Fubana | Uma gazeta da bixiga lixa