NA CASA BRANCA DA SERRA

No data de hoje, 22 de março, no ano de 1867, nascia em Maceió o poeta e compositor Guimarães Passos, que encantou-se em 1909. Vamos ouvir a modinha de sua autoria intitulada Na Casa Branca da Serra, interpretada pela saudosa Inezita Barroso.

A ESPINGARDA (PA-PA-PA-PÁ)

Para alegrar a nossa terça-feira, uma embolada de 1922, composta por José Luís Calazans, o Jararaca. Interpretada pela dupla Jararaca e Ratinho.

LEMBRA DE MIM

No dia de hoje, 20 de março, está fazendo exatamente quatro anos que encantou-se o grande cantor Emílio Santiago. Aqui ele canta uma composição da dupla Ivan Lins/Vitor Martins.

BREJEIRO

No dia 20 de março de 1863 nascia Ernesto Nazareth, na cidade do Rio de Janeiro. Vamos ouvir o Conjunto Época de Ouro executando um choro de sua autoria.

MARIA BOA

Na data de hoje, 19 de março, no ano de 1911, nascia o compositor Assis Valente, que encantou-se em 1958. Vamos ouvir uma música de sua autoria, interpretada pelo Bando da Lua.

MAIOR PRAZER

Pra começarmos o domingo em alto astral, um samba excelente, de 1939, composto por Buci Moreira e Miguel Baúso. Interpretado por Carmem Barbosa.

CIDADE ALTA – Zé e Zilda

Na data de hoje, 18 de março, no ano de 1919, nascia no Rio de Janeiro Zilda Gonçalves, mais conhecida como Zilda do Zé, que era o seu marido e com o qual formou uma dupla que fez muito sucesso nos anos 50. Ela encantou-se em janeiro de 2002. Vamos ouvi-los cantando uma composição de autoria da dupla Oldemar Magalhães/José Gonçalves.

FASCINAÇÃO

Se viva fosse, Elis Regina estaria completando hoje, dia 17 de março, 72 anos de idade. Vamos reverenciar sua memória ouvindo-a cantar Fascinação, uma valsa de autoria da dupla Maurice de Féraudy/Dante Pilade, versão de Armando Louzada.

FREVO Nº 1 – Antonio Maria

No dia de hoje, 17 de março, no ano de 1921, nascia o recifense Antonio Maria, que encantou-se em outubro de 1964, no Rio de Janeiro, onde vivia. Vamos ouvir uma de suas composições mais conhecidas na voz de Maria Bethania.

TIRA POEIRA

Um chorinho do compositor cearense Satyro Bilhar, executada por Jacob do Bandolim.

CARANGUEJO DANADO

Um remelexo de autoria do rabequeiro alagoano Nelson dos Santos, o Nelson da Rabeca, que hoje, dia 12 de março, está completando 88 anos de vida.

ACAUÃ

No dia de hoje, 11 de março de 2017, se completam exatos 55 anos que encantou-se Zé Dantas, um dos grandes parceiros de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião e autor desta dolente canção. 

ÁGUAS DE MARÇO

Uma marcante interpretação da composição de Tom Jobim, nestes meados do mês de março:

CAMISA LISTRADA

Neste mês corrente de março de 2017 se completam exatamente 59 anos que encantou-se o compositor Assis Valente. Ele partiu em 1958. Vamos ouvir um samba-choro de sua autoria, composto em 1937, interpretado por Carmem Miranda.

MARINGÁ

No dia de hoje, 6 de março, ano de 1900, nascia em Uberaba-MG, o médico Joubert de Carvalho.

Joubert, em parceria com Olegário Mariano, compôs esta obra-prima do cancioneiro nacional, aqui interpretada por Carlos Galhardo.

Música que deu nome a uma belíssima e progressista cidade do Paraná.  

mpr

Maringá, localizada no norte central do Paraná, com população de 342.310 habitantes: uma traço de união cultural entre o Sul e o Nordeste

Diz a lenda que na cidade de Pombal, interior da Paraíba, vivia uma linda cabocla de nome Maria do Ingá, de beleza invulgar. 

Um dia, uma seca inclemente forçou Maria a abandonar sua terra natal e viajar pra bem longe, pro Sul, pro Paraná… E a dupla de compositores fez esta obra-prima…

O TRENZINHO DO CAIPIRA

No dia de hoje, 5 de março, lembramos o 130º aniversário de nascimento do grande maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Ouçamos uma de suas composições mais famosas, integrante da peça Bachianas Brasileiras nº 2, a Tocata. Executada pela Orquestra Brasileira, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky.

Anos mais tarde, a música recebe letra na primeira parte, composta por Ferreira Gullar. E na segunda parte, letra do poema Trem de Alagoas, do pernambucano Ascenso Ferreira.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

É DE FAZER CHORAR (QUARTA-FEIRA INGRATA)

Um Frevo-Canção de Luiz Bandeira. Interpretado por Carmélia Alves.

28 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

FREVO SANFONADO

Um frevo da bixiga lixa, de autoria do casal Sivuca/Glorinha Gadelha, pra uma terça-feira de carnaval. Interpretação do saudoso mago da sanfona.

28 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

CHUVA, SUOR E CERVEJA

Um embalo carnavalesco de Caetano Veloso, interpretado por ele mesmo.

27 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

PIERROT APAIXONADO

Joel e Gaúcho interpretam uma marchinha da autoria de Noel Rosa.

27 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

ALLAH LA Ô

Uma marcha de Haroldo Lobo e Antonio Nássara interpretada por Carlos Galhardo.

***********

26 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

SOMBRINHA SOLTA

Um Frevo-de-Bloco composto por Maciel Melo e Braulio Araújo. Canta Maciel Melo.

25 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

BRASIL, ESPANHA

Um frevo de rua gravada pela Orquestra 1º de Novembro de Timbaúba-PE.

24 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

SAUDADE

Um tocante e lírico Frevo-de-Bloco da autoria de Aldemar Paiva. Interpretado pelo coral do Bloco da Saudade.

23 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

ALÔ, SÃO PEDRO!

Hoje, dia 23 de fevereiro, o compositor pernambucano Bezerra da Silva, se vivo fosse, estaria completando 90 anos. Morreu no Rio de Janeiro em 2005.

Vamos ouvi-lo interpretando um samba de sua autoria.

 

22 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

ÚLTIMA TROÇA

Frevo de rua de Levino Ferreira.

21 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

HINO DOS BATUTAS DE SÃO JOSÉ

Uma composição do saudoso João Santiago. Interpretação do Coral do Bloco da Saudade.

21 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

A DOR DE UMA SAUDADE

Um lindo e tocante Frevo-de-Bloco de autoria do saudoso compositor Edgar Moraes. A interpretação é do coral feminino do Bloco da Saudade.

19 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

LÁGRIMAS DE FOLIÃO

Pra começarmos este lindo domingo em alto astral, um frevo-de-rua da autoria de Levino Ferreira, gravado pela Orquestra do Maestro Duda. O frevo-de-rua é um dos três gêneros de frevo. Os outros dois são frevo-canção e frevo-de-bloco.

18 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

CHIQUITA BACANA

Emilinha Borba interpreta um grande sucesso do carnaval de 1949. Uma marchinha de autoria da dupla Braguinha/Alberto Ribeiro.

17 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

FREVO DOS MOTORISTAS

Um frevo-de-rua do Maestro Nunes. Executado pela Orquestra 1º de Novembro de Timbaúba-PE. Todos os músicos são excelentes, mas tem uma tuba aí no meio da orquestra que é um espetáculo à parte!

16 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

FREVO E CIRANDA

Um frevo de rua do compositor Capiba. Executado pela Orquestra 1º de Novembro de Timbaúba-PE.

15 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

PARAQUEDISTA

Um Frevo de Bloco interpretado pelo coral do Bloco da Saudade. Música de Roberto Bozan.

14 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

CARNAVAL DIVINAL

Recife já vive a efervescência do Carnaval. Um Frevo-de-bloco da autoria de Edgar Moraes. Frevo-de-bloco é a forma mais poética, lírica e tocante do gênero frevo. Interpretação do Coral Feminino.

13 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

HOMENAGEM À FOLIA

Um Frevo de Bloco interpretado pelo coral do Bloco da Saudade. Música de Edgard Moraes, saudoso compositor pernambucano que se encantou em março de 1973, aos 69 anos de idade.

12 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

SONHO AZUL

Para alegrar o nosso domingo, Maciel Melo, um amigo que mora na estima do Editor desta gazeta, interpreta a música Sonho Azul, uma composição de sua autoria.

11 fevereiro 2017 DO FUNDO DO CAÇUÁ MUSICAL

HORA DO ADEUS

Música de Onildo de Almeida e Luiz Queiroga, na voz do Rei Luiz Gonzaga.

ULTIMO DIA – Levino Ferreira

Hoje, 9 de Fevereiro, é o Dia do Frevo. Pros leitores fubânicos um Frevo de Rua da autoria do Maestro Levino Ferreira, intitulado Último Dia, o frevo preferido da co-editora do JBF, Aline Berto.

ANSIEDAD

Uma canção de 1958, composta pelo venezuelano José Enrique “Chelique” Sarabia Rodriguez, na voz marcante do saudoso Nat King Cole.

SÓ PARA MOER

Para alegrar esta terça-feira de sol, uma música de Viriato Silveira da Silva composta em de 1877. E já lá se vão 140 anos!!! Execução de Pixinguinha e Benedito Lacerda, em gravação de 1949.


© 2007 Besta Fubana | Uma gazeta da bixiga lixa