19 novembro 2017 EVENTOS

PARA OS FUBÂNICOS DO RECIFE – DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

Com o objetivo de estimular na sociedade o sentimento de gratidão, a celebração do Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG) é realizada anualmente no Recife. Neste ano, a comemoração acontecerá no dia 23 de novembro. Uma grande ação social de assistência à saúde e cidadania será realizada, das 7h às 17h, no Parque Treze de Maio, localizado no centro da capital pernambucana. O evento, que entrou para o calendário oficial da cidade através da Lei 17.620, é promovido pelo Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do DNAG, que tem como slogan: digamos sempre obrigado, pois não conquistamos nada sozinhos.

Na área de saúde, serão oferecidos atendimentos nas especialidades de urologia, cardiologia, clínica médica, pediatria, fisioterapia, oftalmologia e odontologia, além da realização de exames de mamografia e prevenção do colo do útero. Serviços de cidadania também serão realizados no local como a emissão de RG, carteira de trabalho, certidão de nascimento, casamento e óbito, orientações ao consumidor, consultas e certidões no Detran Móvel, orientação jurídica, orientação profissional e arrecadação de material para o Projeto Vale Luz, da Celpe, que concede descontos na conta de energia em troca de resíduos sólidos recicláveis.

Na parte de bem-estar, serão oferecidos cortes de cabelo unissex e limpeza de pele. Haverá também no local uma exposição de pets para adoção. A área infantil estará recheada de atividades como contação de histórias com artistas pernambucanos, distribuição de livros, pipoca e algodão-doce. Brinquedos serão montados no local para a diversão da garotada. Toda a ação é gratuita e acontece por meio dos parceiros do DNAG como a Stealmoaic, Lacen, Amigo do Peito, Interodonto, Cantu, Instituto Embelleze, Pharmapele, Projeto Quadrante, Água Mineral Santa Joana, Procon, SDS, Ministério do Trabalho, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Detran, Celpe, Caape/OAB, Faculdade Universo, Capricche Grupo Adlim, Tupan e Liber Terceirização.

As atividades serão divididas em dois turnos, manhã e tarde, com limitação de quantidade. A partir das 7h, as fichas serão distribuídas e os atendimentos têm início às 8h, se estendendo até às 12h. No turno da tarde, as fichas serão distribuídas ao meio dia e os atendimentos serão das 13h às 17h. Para ter acesso aos atendimentos de saúde, basta apresentar documento com foto, exceto para o exame de prevenção do colo do útero, pois é obrigatória apresentação do cartão SUS e CPF. Para os serviços de cidadania, as informações sobre os documentos necessários estão disponíveis no site Ação de Graças, nas redes sociais ou pelo telefone (81) 3252.6008

Doações – Durante todo o mês de novembro, o Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do DNAG estará arrecadando alimentos não perecíveis, brinquedos e livros infantis. As doações devem ser entregues nas lojas Tupan, da Região Metropolitana do Recife e na Faculdade Universo. O material arrecadado será doado para ONGs e os livros serão distribuídos na ação do Dia Nacional de Ação de Graças, dia 23 de novembro.

Dia Nacional de Ação de Graças 2017
DATA: 23 de novembro de 2017
LOCAL: Parque Treze de Maio

 

10 novembro 2017 EVENTOS

CONCURSO NACIONAL NOVOS POETAS

Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poetize 2018.
Podem participar do concurso todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos.

Cada candidato pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria, com texto em língua portuguesa.

O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados.

A classificação dos poemas resultará no livro, Prêmio Poetize 2018. Antologia Poética.

O certame está entre os mais destacados concursos literários da língua portuguesa.

Inscrições gratuitas. De 05 de setembro a 05 de dezembro de 2017 pelo site: Premio Poetize

10 novembro 2017 EVENTOS

NOVEMBRO AZUL

O mês de novembro marca o Novembro Azul, movimento que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, atrás apenas do de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2016 foram registrados mais de 60 mil novos casos no Brasil. Em 2015, a doença foi responsável pela morte de quase 14 mil homens. Além disso, outras doenças também podem afetar a próstata, causando transtornos e inconvenientes para o público masculino.

“O câncer de próstata é o silencioso. Os sintomas aparecem quando a doença já está bastante avançada. O ideal é que o tratamento comece antes de eles surgirem”, afirma Guilherme Maia, urologista do Hospital Santa Joana Recife. Os exames de toque e de sangue (PSA) são indispensáveis para odiagnóstico correto. “Todo homem com mais de 45 anosdeve consultar um urologista anualmente para fazer os exames necessários e checar o risco não só para o câncer, mas também para outras doenças”, explica o especialista.

A hiperplasia prostática benigna se caracteriza pelo crescimento da próstata, comprimindo a uretra e obstruindo o fluxo de urina, podendo levar a infecções e insuficiência renal. “Ela normalmente acomete 80% dos homens com mais de 45 anos e não possui uma causa específica”, ressalta o médico. O sintoma mais comum nesses casos é a vontade constantede urinar. “Quando o homem envelhece, a próstata aumenta. Isso é natural. Não tem nenhuma ligação com câncer e o tratamento pode ser através de medicamentos e, em alguns casos, cirurgia”, explica.

Outra doença que pode afetar muitos homens é a prostatite, caracterizada pela inflamação e infecção da próstata. É o problema urológico que mais acomete os homens com menos de 50 anos. Entre as possíveis causas estão as bactérias presentes na uretra, na bexiga e na urina.Os sintomas mais comuns são dores na região púbica, no pênis e nos testículos, desconforto durante relação sexual, aumento da frequência urinária, ardência ou diminuição do jato da urina e febre. “O tratamento deve ser acompanhado por hidratação rigorosa e uso de antibiótico específico para bactérias urológicas no período de três a quatro semanas, podendo ser prolongado por até dois meses”, finaliza.

7 novembro 2017 EVENTOS

PARA OS LEITORES DO RECIFE – COLUNISTA FUBÂNICO TOMA POSSE EM ACADEMIA

2 novembro 2017 EVENTOS

EMPRESA DE TECNOLOGIA NO RECIFE ABRE 100 VAGAS

A MV, empresa que desenvolve softwares de gestão para a Saúde e que tem sede no Recife, está com inscrições abertas para dois programas de formação, o Jovem Técnico e o Jovem Consultor. O objetivo dos programas é atrair e formar pessoas que desejam construir uma carreira no segmento de Saúde e identificar novos talentos para atuar na empresa brasileira líder em Sistemas de Gestão de Saúde.

Serão selecionados 50 jovens para cada programa. A maioria das vagas são para a unidade da MV no Recife, mas há também vagas para as filiais em outras cidades do Brasil. A inscrição para o processo seletivo do Jovem Técnico é até dia 02.11. Já para o Programa Jovem Consultor, o prazo se estende até o dia 09.11.

Os interessados em participar do processo seletivo para o Programa Jovem Técnico devem ter de 18 a 25 anos, ensino médio completo ou superior (cursando ou concluído no último ano) na área de Tecnologia. Para as vagas de consultor, os interessados devem ter graduação concluída ou cursando o último semestre da faculdade nos seguintes cursos: administração de empresas, contabilidade, ciências da computação, sistemas da informação, enfermagem, farmácia ou gestão em saúde. Devem ter disponibilidade para viagens e conhecimento intermediário das ferramentas Office (Word, Excel e PowerPoint), Windows e uso da internet.

Os jovens selecionados serão contratados e vão passar por treinamentos com início no dia 2 de janeiro de 2018. Os consultores serão treinados durante 15 dias, já técnicos durante dois meses, na sede da MV, na Imbiribeira, no Recife. “Não exigimos candidatos com experiência, pois todos os selecionados passarão por esse treinamento e serão acompanhados por nós através de um programa”, afirma Luciana Leão, diretora de Gente e Gestão na MV. Os consultores contratados terão atuação na Diretoria de Serviços e os técnicos na Diretoria de Sistemas. As seleções dos candidatos estão sendo feitas com o apoio da Rede Cidadã e da consultoria Adecco.

Inscrições no Programa Jovem Técnico
Inscrições no Programa Jovem Consultor

30 outubro 2017 EVENTOS

PARA OS FUBÂNICOS DO RECIFE – BLOCO QUEM TEM COOLER TEM MEDO

O Carnaval de Boa Viagem ganhou um novo bloco para animar as prévias!

É o Quem Tem Cooler Tem Medo!

A ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL BLOCO CARNAVALESCO QUEM TEM COOLER TEM MEDO foi fundada no dia 29/09/2017 e promete agitar e alegrar Boa Viagem, sempre dois sábados antes do sábado de Zé Pereira.

O ANO I será dia 27 de janeiro de 2018. Anote aí na sua agenda!

Em breve mais novidades!

Agradecemos o espaço aqui nesse jornal arretado da bexiga lixa!

Saudações

#QuemTemCoolerTemMedo

26 outubro 2017 EVENTOS

É HOJE! – PARA OS FUBÂNICOS DO RECIFE – VOCÊ COM SAÚDE NA MAIOR IDADE

Devido ao grande interesse dos pacientes, o tema Esquecimento – Quando Devo Me Preocupar? volta a ser abordado no Você com Saúde na Maior Idade, no dia 26 de outubro, às 15h. O evento é promovido mensalmente pelo Hospital Santa Joana Recife, no Santa Joana Recife Diagnóstico (Unidade Dom Bosco).

“Percebemos que essa é uma queixa frequente entre os pacientes, por isso o interesse é tão grande. Recebemos muitos pedidos para que voltássemos ao assunto”, afirma Andréa Figueredo, geriatra do Hospital Santa Joana Recife. A médica ministrará a palestra juntamente com a também geriatra Lilian Karine.

Durante o evento, serão abordados os sinais de alerta para o esquecimento e dicas de como envelhecer de maneira saudável.“O controle da diabetes e da pressão alta durante toda a vida e a adoção da atividade física são importantes para prevenir o esquecimento. Muitas vezes, o problema é atribuído ao Alzheimer, mas a ansiedade, por exemplo, também pode ser fator determinante”, explica Andréa Figueredo.

Além das orientações das médicas, o encontro conta com aferição de pressão arterial, teste de glicemiae oficinas envolvendo as equipes de nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional do hospital. A participação no evento é gratuita e os interessados devem fazer inscrição pelos telefones 3412-2827 ou 3412-2823. As vagas são limitadas.

Você com Saúde na Maior Idade
Tema: Esquecimento – Quando Devo Me Preocupar?
Data: 26 de outubro, quinta-feira. – Hora: 15h.
Local: Espaço Fidelidade- Santa Joana Recife Diagnóstico – Rua Dom Bosco, 961 – Boa Vista – Recife.
Inscrições gratuitas pelos telefones 3412-2827 ou 3412-2823.

25 outubro 2017 EVENTOS

É HOJE! – PARA OS FUBÂNICOS DO RIO DE JANEIRO – PALESTRA NA ESCOLA DE MAGISTRATURA

24 outubro 2017 EVENTOS

20º CONGRESSO INTERNACIONAL UNIDAS

20º Congresso Internacional UNIDAS – SAÚDE HOJE E AMANHÃ

Data: 26 a 28 de outubro de 2017

Local: Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort

Endereço: Rodovia das Cataratas, Km 2,5 – Nº 2.345 – Vila Yolanda – Foz do Iguaçu (PR)

Clique para acessar:

UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde

10 outubro 2017 EVENTOS

É HOJE! – PARA OS FUBÂNICOS DO RECIFE – GERALDO FREIRE LANÇA LIVRO

8 outubro 2017 EVENTOS

ENCERRAMENTO HOJE! – PARA OS FUBÂNICOS DE SALVADOR – PROJETO DOCE POESIA

De 17 de setembro a 8 de outubro o projeto DOCE POESIA DOCE vai distribuir gratuitamente nada menos que 10 mil “poesias doces” (poesias impressas embalando balas doces) em praças, escolas, hospitais e postos de atendimento em Salvador.

Na primeira fase do projeto, mais de 900 e-mails foram enviados para a Convocatória Doce Poesia Doce. Foi tamanha a quantidade e qualidade das poesias enviadas que a seleção aumentou dos 200 previstos para mais de 400 poetas participantes de todos os cantos Brasil e até do exterior. Além disso o projeto faz uma justa homenagem a 21 poetas consagrados cuja obra já se encontra em domínio público: os brasileiros Gregório de Mattos, Castro Alves, Junqueira Freire, Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias, Alphonsus de Guimarães, Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Cruz e Souza, Machado de Assis, Casimiro de Abreu, Cláudio Manuel da Costa, Raimundo Correia, Alberto de Oliveira, Vicente de Carvalho e os portugueses Luís de Camões, Tomás Antônio Gonzaga, Bocage, Fernando Pessoa e Florbela Espanca.

São cerca de 20 cópias de cada um dos poemas selecionados, totalizando as 10.000 poesias doces que serão distribuídas. Além disso, todos os poemas serão postados no blog Poesia nas Árvores e na página do projeto no Facebook 

DOCE POESIA DOCE é um fruto simbólico e também literal do projeto PÉ DE POESIA, que em 2016 decorou as árvores de Salvador com 500 poesias de mais de 200 poetas de todo o Brasil. Os idealizadores de ambos os projetos, o escritor e músico Fabio Shiva e a fotógrafa Fabíola Campos, buscam sensibilizar as pessoas para o poder da Poesia de trazer doçura e beleza, para a vida, gerando transformações positivas. E da mesma forma que as poesias impressas serão distribuídas em Salvador, a proposta é que as poesias postadas do blog e no Facebook sejam compartilhadas por todos, gerando uma poética reação em cadeia. Principalmente neste momento em que vivemos no Brasil, quando somos diariamente brutalizados pela violência urbana e pela ganância dos poderosos, a Poesia surge como possibilidade de transcendência.

E é por isso que, motivada pela intensa participação dos poetas no envio das poesias, é aberta uma nova Convocatória Doce Poesia Doce, para o envio de vídeos que serão editados e postados no YouTube e na página do projeto. Os interessados devem gravar um vídeo até 3 minutos respondendo à pergunta: “QUAL A IMPORTÂNCIA DA POESIA HOJE?” Caso queiram, podem também fazer um depoimento sobre o projeto Doce Poesia Doce e/ou declamar uma poesia. O vídeo deve ser enviado (via Google Drive, Dropbox ou Wetransfer) para o e-mail poesianasarvores@gmail.com até o dia 10/10/17.

Em Salvador, todos estão convidados a participar da distribuição de poesias doces e recitais em diversos pontos da cidade.

7 outubro 2017 EVENTOS

É HOJE! – PARA OS FUBÂNICOS DE CARUARU – ESPETÁCULO COM O COLUNISTA FUBÂNICO JESSIER QUIRINO

Atenção, Caruaru!

No dia 7 de outubro estamos chegando com o espetáculo Xerém com Graxa!

Espalhem o boato!


7 outubro 2017 EVENTOS

É HOJE! – II SIMPARTO – O RENASCER DO PARTO NATURAL

É com o objetivo de sensibilizar o público sobre o respeito à mulher e à sua fisiologia que o Hospital Guararapes (HG) realiza, no dia 07 de outubro, o II Simparto – O Renascer do Parto Natural. O simpósio vai acontecer no Recife Praia Hotel, no bairro de Boa Viagem, com uma programação composta por oito conferências apresentadas por profissionais que apoiam a luta pelas garantias da assistência centrada na mulher no momento do parto.

Entre os temas abordados nas conferências, estão: “Humanização do parto: impactos e percepções em âmbito hospitalar”, “O períneo e o parto”, “Empoderamento para o parto: maternidade e feminismo”, “Parto natural: como fazer campanha?”, “Hora dourada: recepção do recém-nascido” e “Desafios e perspectivas na implantação do parto domiciliar no Brasil”.

Inscrições: II Simparto
I
nformações: simparto@hmgpe.org

6 outubro 2017 EVENTOS

É HOJE! – PARA OS FUBÂNICOS PARAIBANOS – BOTA FORA DE BELÊ

Nesta sexta (06) Sandra Belê se despede da Paraíba com o show Voz & Sanfona na Budega Arte Café, a partir das 19h30.

Sandra vai morar uma temporada em São Paulo e vai receber os amigos e fãs no lugar mais aconchegante da cidade!

Show Voz & Sanfona – Bota-fora de Belê!
Local: A Budega Arte Café (Rua Américo Cantalice, 197, Bancários)
Hora: 19h30
Entrada: Gratuita com contribuição espontânea durante o show
Informações: 9-8893-4244 (Suelen Garcez)

* * *

3 outubro 2017 EVENTOS

PARA OS FUBÂNICOS DE CARUARU – APRESENTAÇÃO DO COLUNISTA JESSIER QUIRINO

* * *

28 setembro 2017 EVENTOS

É HOJE! – PARA OS FUBÂNICOS DO RECIFE – DEBATE ESTATUTO DO IDOSO

Uma grande parcela da população com mais de 60 anos ainda tem dúvidas sobre seus direitos assegurados por lei. O tema é considerado de difícil compreensão e muita gente desconhece o que determina a legislação. Para esclarecer as questões relacionadas a esse tema, a edição do mês de setembro do Você com Saúde na Maior Idade terá como tema o Estatuto do Idoso.O evento é promovido mensalmente pelo Hospital Santa Joana Recife, no Santa Joana Recife Diagnóstico (Unidade Dom Bosco). A edição deste mês será realizada no dia 28/9, quinta-feira, às 15h.

“O assunto foi sugestão de nossos pacientes que participaram de edições anteriores do evento. A ideia é destacar os principais pontos do Estatuto e aqueles que geram mais dúvidas”, ressalta a geriatra Lilian Karine, que vai ministrar uma palestra juntamente com a também geriatra Andréa Figuerêdo.A ação é voltada principalmente para idosos, seus acompanhantes e familiares e contarácom aferição de pressão arterial, teste de glicemiae oficinas envolvendo as equipes de nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional do hospital.

Serviço:
Você com Saúde na Maior Idade – Tema: Estatuto do Idoso
Data: 28 de setembro, quinta-feira.
Hora: 15 h.
Local: Espaço Fidelidade- Santa Joana Recife Diagnóstico – Rua Dom Bosco, 961 – Boa Vista – Recife.
Inscrições gratuitas pelos telefones (81) 3412-2827 ou 3412-2823.

22 setembro 2017 EVENTOS

PARA OS FUBÂNICOS DO RECIFE E JABOATÃO – SEMANA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIFG

O Centro Universitário dos Guararapes (UniFG) realiza, até o próximo sábado (23), a Semana de Responsabilidade Social. O evento está em sua 13ª edição e traz uma grande variedade de cursos, palestras, oficinas e serviços oferecidos gratuitamente à população.

Serão mais de 60 ações que vão acontecer nos campi Boa Vista, Piedade e Jaboatão Centro.

Na programação, estão diversos cursos e palestras voltados para a saúde e bem-estar.

A programação completa pode ser conferida AQUI

19 setembro 2017 EVENTOS

PARA OS FUBÂNICOS DE OLINDA E RECIFE – CRISTIANA LOBO NO PATTEO OLINDA SHOPPING

13 setembro 2017 EVENTOS

PARA OS FUBÂNICOS DO RECIFE – ESTESIA: ARTE E TECNOLOGIA

O projeto artístico pernambucano ‘Estesia: Arte e Tecnologia dentro do palco’ leva ao Portomídia, bairro do Recife Antigo, entre os dias 17 de agosto e 28 de setembro, apresentações e debates sobre a arte e sua relação com a tecnologia, seus impactos na produção cultural e no segmento da economia criativa. O evento é gratuito.

Os encontros serão quinzenais e vão reunir especialistas das áreas, sempre nas quintas-feiras das 19h às 21h. Os debates serão ministrados pelos integrantes do Estesia, Carlos Filho, Cleison Ramos, Miguel Mendes e Tomás Brandão.

‘Estesia: Arte e Tecnologia dentro do palco’, que possui produção colaborativa, utiliza o formato teatral para interação com público e mistura os elementos sonoros com a tecnologia e experimentalismo.

Programação

17/08 – Gutie (Rec-Beat), Batebit e Sofia Freire;

31/08 – Melina Hickson (Porto Musical), Neilton (Altovolts) e Grupo Magiluth;

14/09 – Paulo André (Abril Pro Rock), Mabuse (C.E.S.A.R.) e Dielson Pessoa;

28/09 – Ana Garcia (Coquetel Molotov), Carlinhos Borges (Estúdios Carranca) e Gabriel Furtado;

Serviço

Estesia: Arte e Tecnologia dentro do palco
Portomídia (Rua do Apolo, 181 – Bairro do Recife)
Quinta (17) – 19h30

13 setembro 2017 EVENTOS

PARA OS FUBÂNICOS DE JABOATÃO DOS GUARARAPES – ALDEIA YAPOATAN

Dialogando com diversas linguagens artísticas como o teatro, música, dança, circo e artes visuais, o Sesc Piedade realiza a partir desta sexta-feira (15/09) até o dia 24 de setembro a quarta edição da Aldeia Yapoatan. Com programação descentralizada em 12 palcos espalhados pela cidade de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, a iniciativa é braço cultural do projeto nacional Palco Giratório. Durante os 10 dias de atividades serão realizados 70 espetáculos, sete oficinas, cinco cursos, três mesas de conversa, além de um seminário sobre Políticas Públicas.

A grade explora como tema Ancestralidade Desdobramentos e Contextos Contemporâneos. “A Aldeia Yapoatan afirma nesta edição as noções de identidades em Jaboatão, desde o nome que batiza o projeto até os traços curatoriais da programação, o que valoriza a cidade, suas raízes e a contemporaneidade”, explica a coordenadora da iniciativa, Ivana Motta. Entre os destaques desse ano estão a participação da cantora Virgínia Rodrigues, de Salvador, o Grupo Teatro de Vertigem, da cidade de São Paulo, além dos grupos Experimental e Grial.

A programação da Aldeia Yapoatan traz cinco oficinas com os temas: Dramaturgia da Dança (13 a 16/9), Descobrindo a Estética do Oprimido (16 a 18/9), Dança para Crianças (18 e 19/9), Vivências Circenses (18 a 20/9) e Laboratório de Criação Cênica (18 a 22/9).

As aulas serão ministradas por professores locais e de estados como São Paulo e Rio de Janeiro, como Flávia Meireles e o Teatro da Vertigem.

As inscrições podem ser realizadas no site do Sesc.


© 2007 Besta Fubana | Uma gazeta da bixiga lixa