14 Janeiro 2018 SONIA REGINA - MEMÓRIA

EQUILÍBRIO

Penso que os filmes e também as músicas podem proporcionar situações diversas: o frenesi que aguça nosso Espírito ou, a serenidade que refrigera nosso Espírito. Nosso desafio diário é encontrar o Equilíbrio.

Vamos tentar colaborar apresentando dois belos espetáculos do mundo da arte.

O Gordo e O Magro com Riffi as Anessas

* * *

Vangelis – Conquest of Paradise

7 Janeiro 2018 SONIA REGINA - MEMÓRIA

MATINÊ

Aumente a tela, encha seu copo com o liquido que mais gosta e divirta-se com: Shemp, Larry e Moe, num curta metragem de 1949.

OS TRÊS PATETAS

* * *

BREGA CHIQUE

Num passado recente, algumas composições musicais não precisavam de efeitos especiais, bumbum rebolante, ou até ajuda de um bom cirurgião plástico para aparecer nas telinhas espalhadas pelo Planeta Terra, o conteúdo eram histórias cantadas.

Um bom exemplo, eram as Óperas apresentadas em teatros. Desconfio que, ao diminuir de um Long Play para um CD, encolheram também as inspirações. Sendo bem condescendente, admito que, certas músicas atuais, até possuem algumas vogais e consoantes. Vamos conferir uma dessas histórias num show ao vivo, na “Interpretação” do compositor, musico e cantor Eduardo Dussek.

5 Janeiro 2018 SONIA REGINA - MEMÓRIA

A DIVERSÃO CONTINUA EM 2018

Atendendo a pedidos dos leitores deste periódico eclético, uma excelente secção de cinema.

O GORDO E O MAGRO

* * *

CZARDAS

As novas tecnologias estão sempre nos surpreendendo, principalmente no campo das artes que nos permite descobrir grandes artistas espalhados pelo nosso Planeta Terra. Infelizmente não tem nome esse excelente violinista que desafia toda técnica musical.

29 dezembro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

FECHANDO O ANO COM DIVERSÃO

Desde o Editor e sua esposa Aline, até aquele leitor silencioso que fazem o Jornal da Besta Fubana acontecer todos os dias do ano, desejo:

Paz, Saúde e Prosperidade, hoje e sempre.

* * *

O Gordo e o Magro

A dupla que, enquanto esteve entre nós, trabalhou para levar diversão com simplicidade e competência.

22 dezembro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

BORGES DE BARROS

Fileto Borges de Barros, (março de 1923 a dezembro de 2007). Humorista e dublador, com sua voz marcante, participou de várias séries e filmes apresentados em nossa TV. Considero a dublagem muito importante, evita assistir ao mesmo filme duas vezes: uma para apreciar as cenas e outra para apreciar as legendas. No humor, sua marca foi de um mendigo sempre filosofando sobre a vida do povo brasileiro.

O vídeo antigo, com a participação de um político conhecido, quase parece atual. Alias, eu própria dei meu voto à época para Presidente da República do Brasil em 1989 ao “Fifinho”.

* * *

Perdidos no Espaço

Um trabalho inesquecível de Borges dublando o ator Jonathan Harris interpretando Dr. Smith na série Perdidos no Espaço.

15 dezembro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

DISCURSO

No parlamento do Reino Unido, Margareth Thatcher (outubro de 1925 a abril de 2013), Primeira Ministra no período de 1979 a 1990, fez um discurso que ficou na história. Com sua inteligência e competência e sem utilizar escudos ideológicos baratos, só precisou de 2,22 minutos para explicar quais os deveres dos governantes para com os cidadãos de uma Nação.

* * *

RIVERDANCE

São 8 minutos de disputa na arte da musica e dança. Ao final, empate, aperto de mãos e abraços. O troféu, ficou para quem assistiu esse belo espetáculo e aplaudiu de pé. Infelizmente, a vida não imita a arte. Quando será que poucas pessoas consigam entender-se para o bem-estar de milhares?

8 dezembro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE NA ARTE DO HUMOR BRASILEIRO

Zé Vasconcelos retirou-se dos palcos da vida em 11 de outubro de 2011, aos 85 anos, quase todo dedicado à arte de fazer rir.

Aqueles que já conhecem, tenho certeza vão ouvir novamente essa genial escalação de um time de futebol.

* * *

GRANDES PALÁCIOS

O canal de TV à cabo Discovery Civilization, exibe ocasionalmente em sua programação Grandes Palácios. A série produzida em 1995, mostra a suntuosidade dos palácios e conta um pouco da história de seus ocupantes. Um ótimo programa de beleza que relata as grandes dificuldades de convivência entre Nações vizinhas.

Essa programação também está disponível no Youtube. Destaco uma pequena mostra.

1 dezembro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

GRANDES ASTROS E SEUS LEGADOS NA ARTE DA MUSICA E COMÉDIA

Candide

Opereta composta por Leonard Bernstein, baseada no romance homônimo de Voltaire, e com o libretto escrito por Lillian Hellman.

* * *

Bronco no velório

Meu Cunhado foi uma série exibida pela rede de Televisão do SBT de: abril 2004 a março de 2006.

O saudoso Ronald Golias e Moacir Franco, ofereceram uma comédia inteligente que logo caiu no gosto dos brasileiros.

24 novembro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

CAIPIRAS EM “A PRAÇA É NOSSA” E GENE KELLY E CYD CHARISSE EM “DANÇANDO NA CHUVA”

Este vídeo acessou alguns arquivos de minha memória.

Venda, era o nome do local onde se comprava de tudo. Também atendia aqueles fregueses que gostavam de descansar o cotovelo no balcão e pedir um trago da famosa “branquinha”. Era esse o sinal da boa conversa.

Contava-se de tudo, até mentira, conversa triste não tinha vez. Velório era descrito contando os fatos engraçados da vida do defunto. O vendeiro, sempre tinha um garrafão debaixo do balcão. Enquanto enchia o copo, fazia questão de frisar que era direto do alambique.

Alguns frequentadores tinham por habito fazer um sinal com o numero de dedos para mostrar a quantidade da “marvada”.

Havia o copo adequado para a dosagem de bebida que tinha um fundo grosso, quando a quantidade era maior, era utilizado o copo tipo “americano”.

Vamos assistir e ouvir um pouco dois caipiras proseando.

* * *

O talentoso Gene Kelly e Cyd Charisse com sua sensualidade e longas pernas é garantia de um belo espetáculo.

17 novembro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

UM EXERCÍCIO IMPORTANTE

Hoje começo falando sobre a coluna que nosso Editor gentilmente ofereceu a esta Paulistana teimosa.

Talvez não saibam, tenho até um padrinho o Sr. Adail, da cidade de Alegrete, estado do Rio Grande do Sul. A denominação que lhe atribui é pelo fato de vir de seu comentário a sugestão ao nosso Editor para uma coluna.

A escolha do nome “Memória” é porque as matérias sempre surgem primeiro em minhas lembranças e depois faço a pesquisa para poder desenvolve-las melhor. Além de um bom exercício da memória também é muito prazeroso meu trabalho.

O “Baú” aberto está sempre pronto para receber e guardar nossas lembranças que podem ser antigas ou até recentes. Digo recentes porque a memória falha até para alguns assuntos tratados na semana anterior.

Esse preambulo tem um motivo, a própria memória.

Hoje não vou relembrar filmes ou espetáculos antigos. O “Baú” recebe hoje um vídeo produzido em 11 de junho de 2015 do jornalista Willian Waack.

Quem se dispuser assistir, vai entender porque nossa memória tem necessidade de constante exercício evitando assim, destruir reputações, muitas vezes construídas a custa de muito estudo e trabalho.

10 novembro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

A VIDA IMITA A ARTE

A série Jornada nas Estrelas foi criada por Gene Roddenberry e foi exibida pela rede de televisão NBC, de setembro de 1966 até junho de 1969 num total de, 79 episódios.

Jornada nas Estrelas era uma série de ficção cientifica. Exibida também no Brasil, despertou o imaginário do grande público que arrebanhou na época.

Destaco que, numa época onde a tecnologia ainda não proporcionava conversas à distância com celulares, o Capitão Kirk, com um leve toque no emblema que tinha em sua roupa, quase a altura do ombro, falava com seus comandados. A série mostrava também a incrível facilidade do teletransporte de pessoas. Será que teremos também esse processo num futuro próximo?

* * *

UM VÍDEO DIFERENCIADO

A legenda da letra, demonstra a poesia da belíssima música Toada na interpretação do grupo Boca Livre & 14 Bis.

3 novembro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

RIVERDANCE

Toda a arte e sensualidade da Dança Flamenca, contribuíram para o inesquecível show apresentado pelo espetáculo do Riverdance em 1995.

Michael Flatley & Maria Pages (Firedance Riverdance)

* * *

O Gordo e O Magro

A dupla imitada, mas não igualada, deixou várias pérolas em forma de filmes. Apenas Um Ligeiro Engano, foi lançado nos cinemas em 1929.

Aumente o tamanho da tela, estique as pernas e divirta-se.

27 outubro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

SÃO PAULO DOS ANOS 20

A emissora, Rede Tupi, o ano 1977.

Baseando-se no Romance da Sra. Leandro Duprê, Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho nos remetem à São Paulo dos anos 20.

São 4 minutos da apresentação de uma emocionante novela contando a saga de uma família e todos os envolvidos na história.

20 outubro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

SAUDADE

A extinta TV Manchete, produziu em minha opinião a melhor novela brasileira:

Pantanal

A receita foi perfeita; um grande contador de histórias escreveu a trama para a interpretação de elenco escolhido a dedo por grandes diretores da época, uma paisagem de tirar o folego e fechando o círculo, trilha musical de primeiríssima qualidade.

A TV Manchete foi criada pelo jornalista e empresário Adolpho Bloch. A emissora, teve alguns problemas de ordem financeira e, portanto, vida curta, mas, inovou na arte de fazer jornalismo e entretenimento. Salvo engano, foi pioneira em colocar um trecho da novela antes da apresentação do elenco no que foi imediatamente imitada por seus concorrentes.

O vídeo com uma parte da trama, tem pouco mais de 8 minutos de pura emoção.

13 outubro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

SAUDADE

A dupla genial está de volta com o filme Dois Marceneiros Fora de Esquadro.

Não podemos esquecer da equipe por trás das câmeras, produzindo e dirigindo O Gordo e o Magro, com filmes sem comparações até os dias atuais.

11 outubro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

CORO DO TABERNÁCULO MÓRMON

A música faz parte do filme “A Noviça Rebelde” de 1965.

O cenário maravilhoso complementa essa magistral apresentação.

6 outubro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

SAUDADE

São dois momentos incríveis. Eles se completam no tempo e criatividade.

Primeiro momento, Harold Lloyd, um dos pioneiros do chamado estilo “Comédia Pastelão”, na década de 20, com o filme Changing rides to reach marriage, nos remete à inocência e simplicidade dos filmes mudos.

Uma autentica preciosidade.

* * *

Segundo momento, o mundo mágico de Walt Disney, com seus personagens memoráveis.

Musse Pigg – På hal is (1935)

4 outubro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

O REI E EU

Filme musical de 1956, dirigido por Walter Lang.

A magia do cenário e a sensualidade de Yul Brynner e Deborah Kerr, com a dança ao som da música “Shall We Dance”, tornam essa cena antológica.

Aumente a tela e desfrute esse momento.

29 setembro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

SAUDADES

Os três grandes astros da comédia, Moe, Lary e Shemp, filmaram em 1947 “O Golpe“.

São 16 minutos de diversão garantida.

27 setembro 2017 SONIA REGINA - MEMÓRIA

A BELEZA DO SOM ACÚSTICO

A música tema do filme “Três Homens em Conflito” de 1966, na interpretação da Ukulele Orchestra of Great Britain, conjuga competência e bom humor.

Ao final do vídeo a história e nomes do integrantes da Orquestra.


© 2007 Besta Fubana | Uma gazeta da bixiga lixa