Q1

“Um pintor do Recife domina, com arte, as formas geométricas tanto na pintura quanto no desenho”. Assim o jornalista Carlos Eduardo Carvalho dos Santos, define o trabalho artístico de Almiro Antônio Barreto da Silva.

Nascido na cidade paraibana de Campina Grande, o participante – que usa o nome artístico Halmiro – vive hoje na capital pernambucana. No Banco do Brasil (BB) trabalhou no Recife, no Rio de Janeiro (RJ), em Teresópolis (RJ), em Salvador (BA) e novamente no Recife, antes da aposentadoria, em 1991, depois de 28 anos na ativa.

A carreira artística começou bem cedo: aos 12 anos de idade Almiro já pintava. De lá para cá, participou de diversos cursos de pintura. Passou pela Escola Técnica do Recife e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Rio de Janeiro, entre outras instituições, para apurar a técnica de pintura.

“Estou dedicado à pintura. Minha técnica é tinta plástica sobre tela no estilo op-art”, explica o participante. Esse estilo de pintura trabalha com as ilusões de óptica (daí vem o nome). “Levo seriamente a arte e pinto profissionalmente. Crio obras nos estilos abstrato geométrico e abstrato informal”, complementa.

O trabalho já foi reconhecido em exposições individuais e coletivas em várias partes do Brasil – a AABB do Recife, por exemplo, já recebeu duas mostras do trabalho do participante. Ele também já foi premiado em duas edições do Salão Nacional de Pintura da Federação Nacional de Associações Atléticas Banco do Brasil (Fenabb).

“A pintura sempre foi importante em minha vida. Já pintei infinitos quadros, não dá para saber quantos, são mais de 60 anos de trabalho. Só nos últimos quatro meses, pintei 35 obras”, complementou.

Seu trabalho tem inspirações em outros artistas?

Todo artista plástico se inspira em algo ou alguém. Sou seguidor do fundador da escola op-arte, o húngaro Vitor Vassarely e também do colombiano Omar Rayo.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho de Almiro Barreto e adquirir suas obras pode entrar em contato por e-mail: abiro69@live.com.

Q2

As fotos que ilustram a matéria são de autoria de Beto Silva

1 Comentário

  1. almiro disse:

    Amigo Carlinhos Fubano, aí está sua obra. Grato pela divulgação.

Deixe o seu comentário!


© 2007 Besta Fubana | Uma gazeta da bixiga lixa