Lula é o Eike Batista da política, Eike é o Lula do empresariado, começou o texto que escancarou, em outubro de 2013, um punhado de semelhanças entre os dois destaques do elenco da Ópera dos Vigaristas. Um inventou o Brasil Maravilha, que só existe na papelada registrada em cartório. Outro ergueu o Império X – no caso, X é igual a nada.

O pernambucano falastrão que inaugurou uma proeza por dia se elogiava de meia em meia hora por ter feito o que não fez. O mineiro gabola que ganhava uma tonelada de dólares por minuto se cumprimentava o tempo todo pelo que disse que faria e não fez.

O presidente sem similares prometeu para 2010 a transposição das águas do São Francisco. O rio permanece no mesmo leito. O empreendedor incomparável adora gerúndios e só conjuga verbos no futuro. Estava fazendo um buquê de portos. Iria fazer coisas de que até Deus duvida. Não concluiu sequer a reforma do Hotel Glória.

Lula se intitulou o maior dos governantes desde Tomé de Souza sem ter concluído uma única obra visível. Eike entrou e saiu do ranking dos bilionários da revista Forbes sem que alguém conseguisse enxergar a cor do dinheiro.

Lula berrou em 2007 que a Petrobras tornara autossuficiente em petróleo o país que, graças às jazidas do pré-sal, logo estaria dando as cartas na OPEP. A estatal agora coleciona prejuízos e o Brasil importa combustível. Eike vivia enchendo milhões de barris na demasia de jazidas que continuam enterradas no fundo do Atlântico. Não vendeu uma única gota.

Político de nascença, Lula enriqueceu como camelô de empreiteiros. Filho de um empresário muito competente, Eike adiou a falência graças a empréstimos fabulosos do BNDES (com juros de mãe extremosa e prestações a perder de vista), parcerias com estatais (sempre prontas para financiar aliados do PT com o dinheiro dos pagadores de impostos) e adjutórios obscenos do governo federal.

Lula só poderia chegar ao coração do poder num lugar onde tanta gente confia em eikes batistas. Eike só poderia ter posado de gênio dos negócios num país que acredita em lulas.

É natural que tenham viajado tantas vezes no mesmo jatinho. É natural que se tenham entendido tão bem. Nasceram um para o outro. Os dois são vendedores de nuvens. Mentem mais que espião de cinema. Enquanto festejavam a fortuna da Petrobras guardada no fundo do mar, saquearam a empresa em terra firme. É previsível que tenham o mesmo destino.

Nesta sexta-feira, o empresário que o ex-presidente apresentava como exemplo para o país soube que terá de purgar na cadeia seus incontáveis pecados. O ex-presidente que o empresário promoveu a estadista do século logo seguirá seus passos. Lula é Eike amanhã.

6 Comentários

  1. A. Luis disse:

    .
    um é o MAIOR LADRÃO DO UNIVERSO – confirmado até pelos
    zamericanu…
    o outro é o EX-FUTURO-QUASE homem mais rico do mundo…
    e agora ??? ??? …

  2. CÍCERO TAVARES DE MELO disse:

    TOMARA, COLUNISTA AUGUSTO NUNES! TOMARA!

    QUE “DEUS” O OUVA!

    ESSE PILANTRA TEM DE PAGAR PELO QUE FEZ AO BRASIL!

    PODE ALGUÉM DIZER: MAS ESSE NÃO É O MOMENTO DE SE ESTAR DESEJANDO O PIOR PARA ELE, PÓS ESTÁ COM A ESPOSA NO LEITO DO COMA INDUZIDO!

    E DAÍ? QUANDO ESSE CAFAJESTE SE JUNTOU COM AS QUADRILHAS ORGANIZADAS PARA ASSALTAR O BRASIL E FUDER OS BRASILEIROS NÃO PENSOU ASSIM!

    PORTANTO, TODO SOFRIMENTO PARA BANDIDO SUJO FEITO ELE É POUCO!

  3. Tarciso disse:

    Os dois pilantras, por incrível que ainda pareça, tem uma tropilha de burros amansados que lhes prestam atenção e reverência.

  4. Arthur Tavares disse:

    Só que está demorando muito a prisão do Lulla.
    Do que jeito que a coisa tá indo ele ficara como o Malluf…
    Um criminoso desonesto para o mundo mas que nunca foi condenado no Brasil, e que se gaba disso e continua solto e saltitante por aí….
    Não se fala mais de Collor, de Renan, de Sarney, de Geddell, de Padilha e outros menos cotados

  5. CARLOS FRANCISCO DE FARIAS disse:

    Dois bostas,dois ladrões,dois corruptos,dois cabras safados,dois sacripantas filá da puta.A cadeia espera por vocês seus porras.

  6. Alvaro disse:

    O sempre excelente Augusto Nunes cometeu um engano. Afirmou que Lula nunca concluiu uma obra. Como não? Lula montou a maior quadrilha do mundo e comandou, por pouco mais de uma década, a maior roubalheira de que o universo já teve notícia. É ou não é um feito para deixar uzamericanu com inveja da nossa criatividade?

Deixe o seu comentário!


© 2007 Besta Fubana | Uma gazeta da bixiga lixa